Background

RELEASE – Colégio Registral do RS comemora 40 anos de atuação em Sessão Solene virtual, nesta sexta-feira (13.11)

Entidade representativa dos cartórios de registros públicos fará live no Youtube com participação de autoridades do TJ/RS e Governo do Estado

Nesta sexta-feira (13.11), das 15h às 16h, o Colégio Registral do Rio Grande do Sul irá comemorar seus 40 anos de atuação com uma Sessão Solene virtual, visando respeitar as orientações de segurança sanitária decorrentes da pandemia de coronavírus. A live será realizada pelo canal da entidade no Youtube e contará com a participação de diversas autoridades dos Poderes instituídos.

Estão confirmadas as presenças de representantes do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJ/RS), da Corregedoria Geral da Justiça do Estado (CGJ-RS), do Governo do RS, dentre outros. Para o presidente do Colégio Registral do RS, Cláudio Nunes Grecco, a entidade é essencial para a sociedade, por reafirmar a importância dos serviços registrais - responsáveis por registrar momentos como nascimento, casamento e óbito, além de que os registradores de imóveis são responsáveis pelo registro de 70% da riqueza do País -, para todos os cidadãos.

"Acredito que o Colégio Registral do RS é vital não só para os registradores/notários, mas para a nossa própria sociedade. Dele, surgiram as demais entidades congêneres. O valor intrínseco da nossa atividade, muitas vezes, não é percebido por grande parte da sociedade, inclusive, entre os operadores do Direito. Cabe aos registradores/notários dar segurança jurídica para relações da sociedade, por meio da publicidade”, comentou.

Para participar da Sessão Solene virtual, basta acessar o canal do Colégio Registral do Rio Grande do Sul no Youtube, no dia e horário indicados, ou por meio deste link diretoO evento é gratuito e aberto ao público.

História

O Colégio Registral do RS, entidade representativa dos 540 registradores gaúchos, nasceu da necessidade dos profissionais registrais possuírem uma associação representativa própria que pudesse defender a classe e padronizar os procedimentos. No final da década de 1970 e no início da década de 1980, o sistema registral passava por grande efervescência.

Foi então que, em 14 de novembro de 1980, no Teatro do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPERGS), foi criado o Colégio Registral do Rio Grande do Sul. Seu primeiro presidente foi o registrador Oly Érico da Costa Fachin (in memoriam).

Atualmente presidida pelo registrador público Cláudio Nunes Grecco, a entidade atua promovendo o contínuo aperfeiçoamento dos serviços prestados aos usuários e no aprimoramento da legislação referente ao registro de propriedades, pessoas jurídicas e registro civil. Sua missão é a garantia da fé pública, da autenticidade, da eficácia e da segurança jurídica dos negócios no Estado.

Assessoria de Imprensa Jornalista responsável: Caroline Paiva Telefone/WhatsApp: (51) 9 8318-4687 E-mail: comunicacao@colegioregistralrs.org.br