Exame publica matéria sobre greve da Caixa e impacto no financiamento imobiliário

imagem da notícia

Impacto varia de acordo com o perfil do comprador e do imóvel.

O portal da revista Exame publicou a matéria intitulada “Greve da Caixa é mantida e trava financiamento da casa própria: o que fazer?”, onde aborda os impactos no financiamento imobiliário decorrente da paralisação dos funcionários da Caixa, iniciada em 10/09/2026 e que segue por tempo indeterminado.

Segundo a matéria, assinada por Ana Luiza Serrão, análise de documentos, assinatura de contratos e liberação dos recursos estão entre as etapas que podem sofrer atrasos decorrentes desta paralisação. A matéria informa que, “embora a Caixa afirme que as contratações de financiamento continuam e que parte dos procedimentos pode ser realizada digitalmente, corretores já têm relatado perda de velocidade em algumas operações.”

A repórter também aponta que “o problema não fica restrito a quem está começando a buscar um financiamento, um comprador que já apresentou a documentação ou teve o crédito aprovado também pode enfrentar demora para concluir a operação.” Além disso, “caso a paralisação se prolongue, há ainda a possibilidade de documentos e certidões com prazo de validade precisarem ser emitidos novamente. Os atrasos podem interferir também na entrega das chaves e no cumprimento dos prazos estabelecidos no contrato de compra e venda.”

Por sua vez, a Caixa afirmou que está empenhada na solução dos problemas e ressaltou que os financiamentos continuam sendo contratados, tendo em vista que diferentes etapas podem ser realizadas remotamente.

.

Fonte: IRIB, com informações do portal Exame.