O 1º Registro de Imóveis de Porto Alegre completou 160 anos em 2025 com a missão de conciliar tradição e modernidade
Fundado em 5 de julho de 1865, o Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre é o mais antigo do Rio Grande do Sul. São 160 anos de história, segurança jurídica e preservação documental. Mas, nos últimos anos, o que mais chama a atenção é o salto digital.
Em entrevista ao Registro de Imóveis do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (RIB-RS), o titular da unidade, João Pedro Lamana Paiva, que assumiu a delegação em 2011, detalhou os avanços – e a transformação radical na rotina cartorária.
“Nós trabalhamos com documentos, com segurança jurídica e queremos sempre proporcionar o melhor para o usuário do sistema registral e também notarial. Procuramos ter um ambiente agradável, aberto, com conforto, estacionamento, um espaço para trabalhar com maior tranquilidade e convivência dos colaboradores”, destaca Paiva.
Logo após assumir, em 2012, o Cartório iniciou um amplo processo de digitalização de todos os documentos – matrículas, livros, direitos reais e tudo o que existe dentro do ofício, com posterior indexação ao sistema.
“Eu diria que nós, registradores e notários, tivemos um upgrade de 20 anos em 10. Se comparar o encerramento de 2015, ainda era do manuscrito ao sistema registral. Agora você vê o registro da área digital, que começou em 2015”, aponta o registrador.
Paiva explica que, atualmente, há um trabalho conjunto com o Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR) e o Conselho Deliberativo da entidade para encaminhar ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a regulamentação que permite que matrículas de imóveis já sejam assinadas digitalmente.
A grande virada, porém, virá com a aprovação do SREI – Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis. “Com a aprovação do SREI, nós vamos ter a possibilidade de não mais imprimir a matrícula. Todos os atos serão feitos digitalmente. Não precisa fazer impressão e não precisamos mais de espaço para isso. É uma evolução muito grande que tivemos nesses últimos tempos”, pontua Paiva.
Um Cartório centenário, mas de olho no futuro
O Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre tem sua origem na primeira Lei de Hipotecas do país (Lei nº 1.237, de 1864), que criou o sistema de transcrições imobiliárias com efeito de oponibilidade contra terceiros. O termo de abertura do primeiro livro foi assinado em 5 de julho de 1865.
A sede mais antiga de que se tem memória ficava no térreo do chamado “Palacete Borges de Medeiros”, na Rua Duque de Caxias, 1.025. Já a partir de 1º de dezembro de 2025, passou a funcionar na Rua Anita Garibaldi, 1855 – Loja 103, Bairro Boa Vista, Porto Alegre.
João Pedro Lamana Paiva tomou posse da delegação em 16 de novembro de 2011, após aprovação em concurso público. Sob sua gestão, o Cartório mais antigo do Estado prova que, para garantir segurança jurídica, é preciso inovar sem esquecer a história.
Fonte: Assessoria de Comunicação RIB-RS