Assembleia Geral Ordinária apresenta balanço da gestão 2024/2025 e elege nova Diretoria

imagem da notícia

AGO ocorre após AGE realizada em 5 de novembro, que aprovou o novo estatuto e a fusão entre o Colégio Registral do RS e o RIB/RS

O Colégio Registral do Rio Grande do Sul realizou, nesta quarta-feira (12.11), a sua Assembleia Geral Ordinária (AGO), marcada pela apresentação do relatório de atividades da gestão 2024-2025, prestação de contas do período e eleição da nova Diretoria da entidade.

A reunião iniciou com a leitura do edital de convocação e da ordem do dia, seguindo para a prestação de contas referente ao período de janeiro de 2024 a outubro de 2025. O balanço foi apresentado pelo presidente Felipe Malta e pelo tesoureiro Sérgio Messerschmidt, que detalharam receitas, despesas, resultado final do exercício e as principais ações conduzidas ao longo do mandato. As contas foram aprovadas por unanimidade pelos associados.

Na avaliação do ciclo, Malta destacou os desafios provocados pelas enchentes que atingiram o Estado em 2024 e ressaltou o apoio prestado às serventias afetadas. O relatório também apresentou as peças encaminhadas à Corregedoria-Geral da Justiça do Rio Grande do Sul (CGJ-RS) e ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além de panorama de eventos, comunicações expedidas e atendimentos — incluindo o registro de 430 perguntas respondidas ao longo da gestão através do site.

Entre as conquistas, foi citada a consolidação do repasse do Imposto Sobre Serviços (ISS), fruto de um trabalho iniciado em 2023. O Colégio Registral do RS encerra o ano com 288 associados.

Nova Diretoria é eleita com 100% dos votos

A eleição da Diretoria para o próximo biênio ocorreu ao final da AGO, com a chapa única eleita por unanimidade. Durante o encontro, houve uma homenagem da registradora Daniela Grandeaux, integrante da comissão eleitoral, ao novo presidente pela atuação do Registro de Imóveis do Brasil – Seção RS (RIB/RS) no apoio às serventias atingidas pelas enchentes do ano passado.

O cargo de presidente passa agora a ser assumido por Ricardo Anderson Rios Martins, registrador de imóveis de Santa Maria e presidente do RIB/RS. Em seu pronunciamento, ele reforçou o compromisso de manter a entidade unida e alinhada aos desafios atuais, afirmando que este momento “marca o fim da divisão de entidades proposta em 2017” e que, agora, “o registro de imóveis tem uma só voz novamente”.

Ricardo Martins também destacou a importância da colaboração entre associados com diferentes expertises para alcançar resultados ainda mais consistentes.

Felipe Malta, presidente que encerra o mandato, parabenizou a chapa eleita, desejou sucesso à nova gestão e ressaltou a importância da parcimônia na condução da entidade.

Sobre o novo estatuto

Antes da AGO, no dia 5 de novembro, foi realizada a Assembleia Geral Extraordinária (AGE), que contou com a participação de mais de 60 associados. A reunião deliberou sobre dois pontos centrais: a aprovação do novo Estatuto Social Unificado e a fusão entre o Colégio Registral do Rio Grande do Sul e o RIB/RS.

O novo Estatuto Social Unificado formaliza a incorporação do RIB/RS ao Colégio Registral do RS, que passa a adotar a denominação Registro de Imóveis do Brasil – RIB/RS – Seção Colégio Registral do Rio Grande do Sul. O texto redefine regras da entidade, reforçando sua atuação institucional e técnica em defesa dos registradores, e reorganiza o quadro social em categorias de associados com direitos e deveres específicos. O estatuto também estabelece a nova estrutura de governança, sendo a Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo, compostos pela Assembleia Geral, além de criar um comitê técnico voltado à inovação e ao registro eletrônico. O estatuto entra em vigor em 15 de dezembro de 2025, quando a unificação será formalizada.

Confira o novo estatuto social aqui

Fonte: Assessoria de Comunicação - Colégio Registral do RS