Série Colégio Registral do RS entrevista: Associado Getulio Fagundes da Rocha - Registrador de Bento Gonçalves

imagem da notícia

O Colégio Registral do Rio Grande do Sul continuamente realiza uma série de entrevistas, que buscam contar a história dos seus associados. O objetivo é homenageá-los, mostrando um pouco do que pensam e do seu dia a dia, para que todos conheçam esses que também fazem parte da instituição.

Neste mês, destacamos Getulio Fagundes da Rocha, registrador de imóveis em Bento Gonçalves. Com uma carreira extensa e diversificada, Getulio nos conta sobre sua trajetória profissional, vida familiar e as mudanças que ele enxerga para o futuro da atividade registral.

-

Getulio Fagundes da Rocha nasceu em 29 de outubro de 1943, em Viamão, filho de Noraci Fagundes da Rocha e João da Silva Rocha. Com 80 anos, ele acumula mais de cinco décadas de dedicação ao serviço extrajudicial.

A carreira de Getulio começou como escrevente no cartório de Passo do Sabão, passando posteriormente pelo cartório de Formigueiro. Aos 23 anos, em 1966, foi aprovado em concurso público e assumiu como tabelião e registrador civil no Cartório Distrital de Dom Feliciano. Desde então, sua trajetória o levou por diversas localidades e especialidades, destacando-se por sua experiência e dedicação.

Após passar por Barão, Constantina, Liberato Salzano e Arroio dos Ratos, assumiu o Registro de Imóveis e Especiais de São Jerônimo. Em 30 de outubro de 1990, Getulio chegou a Bento Gonçalves, onde ocupa até hoje o cargo de registrador de imóveis.

Hoje, o cartório que Getulio administra reflete sua dedicação e visão de modernização. Localizado na Rua Saldanha Marinho, nº 820 no centro de Bento Gonçalves, a serventia tem aproximadamente 2.000 m², um auditório, sala de reuniões para corretores e correspondentes de imóveis, além de comodidades pensadas para os funcionários. Atualmente, a equipe é composta por 37 colaboradores, que trabalham para atender à crescente demanda de serviços com eficiência e qualidade.

Pai de dois filhos e avô orgulhoso, Getulio fala com carinho sobre sua família. Ele é pai de Nathaniel Dal Santo Rocha, advogado de 42 anos, fruto do casamento com Lourdes Dal Santo, e de William Schmitt da Rocha, bacharel em Sistemas de Informação, de 32 anos, filho de sua companheira Neusa Sueli Schmitt. Além disso, considera como filha Kerolyn Schmitt Bianchetti, médica. Entre os netos, menciona Bernardo e Gustavo, gêmeos de seis anos, além de Coraline (10 anos), Rafaela (oito anos) e Tommazzo (cinco anos), filhos de Kerolyn.

Para conciliar a administração do cartório com a vida familiar, Getulio delega tarefas de menor complexidade aos funcionários e conta com o suporte dos substitutos. Ele organizou o cartório em setores administrativos para melhorar a eficiência e facilitar a gestão.

Entre seus hobbies, destaca a leitura de livros jurídicos, especialmente o Boletim do Direito Imobiliário, assistir a séries e passar tempo com a família. Getulio também participa de ações sociais de forma indireta, apoiando iniciativas como as ligas de combate ao câncer, projetos de apadrinhamento escolar e jantares beneficentes.

Sobre a classe registral, Getulio destaca sua importância na garantia de segurança jurídica. Para ele, o trabalho desempenhado pelos registradores é essencial para oferecer publicidade, autenticidade e eficácia aos negócios jurídicos. Ele também enfatiza o papel do Colégio Registral do RS, que considera indispensável para fortalecer os direitos e a representatividade da classe.

O Colégio Registral é de fundamental importância, sempre atuando em prol dos registradores para garantir nossos direitos e representar nossos interesses”, afirma o registrador.

Olhando para o futuro, Getulio imagina uma atividade cada vez mais autônoma, com a adoção de ferramentas digitais e inteligência artificial para a prática dos atos registrais. Ele acredita que essas inovações trarão maior eficiência e dinamismo para a área.

Fonte: Leonardo Melgarejo
Assessoria de Comunicação - Colégio Registral do RS