Clipping - Jornal do Comércio - Programa busca incentivar registro de imóveis em Santa Cruz do Sul

imagem da notícia

Representantes das imobiliárias de Santa Cruz do Sul foram recebidos no Salão Nobre da Prefeitura para conhecer o Programa de Incentivo para a Regularização de Transações Imobiliárias, que foi apresentado por técnicos da Secretaria Municipal de Fazenda. A iniciativa, que tem como slogan "Dono de Verdade é Quem Registra" prevê a redução da alíquota do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), de 2% para 1% em transações imobiliárias de compra e venda, dação em pagamento e permuta, realizadas até 31 de dezembro de 2021, quitados ou não, e que venham a ser formalizados através de escritura pública.

A base de cálculo será o valor venal atual do imóvel, constante no cadastro imobiliário, e o incentivo terá vigência para as guias incluídas no sistema, a partir da data de publicação da lei, com prazo limite até 30 de novembro deste ano. É preciso procurar um tabelionato até a referida data para se beneficiar da medida.

O secretário Valdir Bruxel destacou que o incentivo é uma ação pontual e que não deverá se repetir em outras ocasiões. "Muitas pessoas tiveram a infelicidade de serem demitidas em 2020 e 2021, em consequência da pandemia, compraram imóveis e não tiveram como registrar devido aos custos", ressaltou.

Na ocasião, o presidente da Sociedade das Empresas Imobiliárias de Santa Cruz do Sul (Seisc), Taiguara Otes, avaliou o programa criado pela prefeitura e seu propósito, que é a regularização. "Tudo que vem em benefício da comunidade e também dos nossos clientes pode contar com a parceria da Seisc. Achamos uma belíssima iniciativa e quem sabe com o estreitamento desse diálogo, outras poderão surgir mais adiante", disse.

Fonte: Jornal do Comércio