Clipping - Valor Investe - Vendas de imóveis novos sobem dois dígitos em dez meses, mostra levantamento

imagem da notícia

O arrefecimento nos custos de construção e o crescimento na renda das famílias com a abertura de 2,4 milhões de novos postos de trabalho ajudaram para que o número total de novos imóveis comercializados no Brasil aumentasse 11,9% nos dez primeiros meses de 2022 quando comparados com 2021, segundo levantamento.

Ao todo, foram vendidas 133.891 unidades de janeiro a outubro, o que corresponde ao melhor desempenho do setor para o período desde a criação da série histórica realizada pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em 2014. No levantamento anterior, entre janeiro e setembro foram comercializadas mais de 122 mil unidades, o que representou crescimento de quase 13% na medição.

Os imóveis mais caros cresceram 81%, com a comercialização de 38.943 unidades. Os imóveis no segmento de médio e alto padrão representaram 29,8% de todos os imóveis vendidos.

Já os imóveis do Casa Verde e Amarela (CVA), que voltará a se chamar Minha Casa, Minha Vida, conforme o governo federal, registraram um total de 91.924 moradias comercializadas, o que representa 70,2% das moradias vendidas. As entregas do programa tiveram uma alta de 13,3% no período.

Fonte: Valor Investe