Prefeitura de Caxias do Sul: Comunidade do Vila Lola recebe títulos de propriedade regularizados em tempo recorde

imagem da notícia

Desde que as primeiras cinco famílias em busca de moradia ocuparam um terreno que seria inicialmente destinado a uma área verde no Bairro Bom Pastor, região Esplanada, ocupando espaços de menos de 15m2, se passaram 20 anos. Agora, o tempo decorrido entre o início do processo de regularização fundiária desenvolvido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) com o programa Esse Terreno É Meu e a manhã deste sábado (3), quando 14 famílias receberam seus títulos de propriedade no Núcleo Vila Lola, foi de apenas seis meses.

O tempo recorde para o trâmite do processo que tornou os moradores oficialmente detentores de um patrimônio imobiliário deve-se em grande parte ao intenso engajamento da comunidade. As próprias famílias se encarregaram de contratar os insumos iniciais de levantamento topográfico e laudos ambientais, a fim de agilizar o andamento do processo, em sintonia com a SMU.

“Quero agradecer o envolvimento de toda comunidade. Sem vocês, nada disso seria possível. Agradeço também a parceria com prefeitura e os servidores que deram orientação correta para fazer o processo avançar. Foram 23 anos de luta e muita união de todos para hoje estar com o título na mão”, comemorou o presidente da Associação dos Moradores do Bairro (AMOB) do Núcleo Habitacional Vila Lola, Edson Marcelo Goulart.

Atualmente, as moradias são abastecidas com fornecimento regular de água e luz. Os próximos passos para a urbanização completa incluem a consolidação de sistema de esgoto, rede pluvial, pavimentação e iluminação pública.

“Esta é uma área em que município teria obrigação de assumir todo encaminhamento para regularização. Mas a própria comunidade se organizou e contratou empresas para levantamentos, estudos e emissão de laudos. Isso acelerou processo. A seguir, chegarão à comunidade os benefícios de pavimentação e iluminação. Estamos avançando muito no município com a regularização fundiária que é justamente para podermos agir na infraestrutura, enquanto poder público”, assinalou o secretário Municipal de Urbanismo, João Uez.

Desde a manhã deste sábado, porém, 14 novos detentores de propriedade no Vila Lola podem dispor de suas áreas devidamente regularizadas como bem entenderem: vender, alugar ou deixar como herança aos filhos. A decisão, assim como o terreno, é deles.

“Se tem algo que conheço, é essa cidade. Ao longo de 53 anos vivendo aqui, testemunhei o crescimento de Caxias do Sul. E caminhando por todas as ruas e bairros, sempre ouvimos que um grande anseio da população é a regularização fundiária. Então, assumimos este compromisso. Temos a obrigação de avançar e contamos com uma legislação moderna neste sentido. Não à toa, recebemos recentemente premiação nacional e internacional pelo nosso trabalho de regularização fundiária. É uma administração que assumiu este compromisso e efetivamente pôs em prática. E para isso, contamos com a parceria do Legislativo. Se não contribuirmos para melhorar a vida da população de Caxias do Sul, não faz sentido ocuparmos cargo público”, arrematou o prefeito Adiló Didomenico.

Fonte: Prefeitura de Caxias do Sul. Foto: Rodrigo Rossi