Clipping - Diário Popular - Ceron ganha equipamento que pode manter o cabelo durante quimioterapia

Doado pelo 2º Cartório de Registro de Imóveis em Pelotas, o tratamento estará disponível a pacientes do SUS

Pacientes do Centro de Radioterapia e Oncologia (Ceron) da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas ganham a partir deste mês, exatamente no Outubro Rosa, um aliado no tratamento do câncer: uma touca gelada que minimiza a queda de cabelo durante a quimioterapia, um dos principais efeitos colaterais da doença. A entrega do aparelho será feita às 14h de hoje, pelas mãos da titular do 2º Cartório de Registro de Imóveis de Pelotas, mestre e doutora em Direito Martiane Jaques La Flor, responsável pela ação social que irá beneficiar usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com acesso ao Sistema Thermia para oncologia, com 100% de tecnologia nacional.

Nesta terça-feira (18) as equipes do Ceron já receberam treinamento e, em breve, o aparelho poderá ser utilizado durante as quimioterapias. "Quando trabalhamos a organização da mente do paciente, a grande maioria manifesta a preocupação com a alopecia [perda dos cabelos]", conta a enfermeira responsável técnica, Marcielle Dutra. Para ela, agregar tecnologia e conhecimento vai ajudar muito na autoestima dos pacientes. Ela, juntamente com a responsável pelo setor administrativo, Letícia Oliveira, lembram que há critérios para a aplicação e que vai depender da avaliação clínica da pessoa, ou seja, se ela está apta a receber o procedimento paralelo ao tratamento de drogas químicas. "Sabemos que as mulheres prezam muito pela vaidade e, uma vez disponível no sistema público de saúde, vem a ser um acolhimento para quem enfrenta um diagnóstico de câncer", ressalta.

Treinamento
A equipe de enfermagem do Ceron ficou atenta ao treinamento dado pelo consultor da fabricante, João Pires. Desde o manuseio com o aparelho, a forma como colocar a touca até medidas a serem adotadas pelo paciente para que o tratamento seja bem sucedido, tudo foi checado com o instrutor. "Para a efetividade, o bom é que a pessoa venha com o cabelo lavado, pois a gordura do couro cabeludo pode atrapalhar o efeito do resfriamento. A touca é colocada 30 minutos antes da aplicação do medicamento, permanece durante o processo de fusão e depois fica mais 90 minutos." Ele explica que a temperatura reduzida a 17° C, podendo chegar até 11º C, promove uma diminuição do fluxo sanguíneo (vasoconstrição) na região do couro cabeludo e, desta forma, menos droga quimioterápica chega às células capilares, que serão menos expostas à dose total do medicamento e podem ser capazes de sobreviver ao tratamento, com eficiência de até 80%. Além disso, o metabolismo celular dentro das células capilares será diminuído, protegendo a raiz e aumentado as chances de preservação dos cabelos.

"Alguns protocolos, no entanto, terão que ser adotados, como não lavar a cabeça por três dias e o banho corporal não pode ser muito quente, pois o vapor pode tornar o ambiente uma sauna, tirando o efeito da touca", lembra o consultor. Uso de chapéus, bonés e gorros também não são recomendados durante o tratamento. Secador de cabelos, chapinha e tintura também devem ser suspensos durante o tratamento. Pires explica que para o Ceron será usado o Sistema Thermia de contato, que pode atender simultaneamente at� dois pacientes. Já o dono da fabricante e idealizador do aparelho, Gianmaria Cominato Filho, contou à reportagem que já foi engenheiro e trabalhou em construção, mas precisava de algo que fizesse sentido em sua vida. "Elaborar um equipamento com este é mais que uma satisfação. É uma obrigação. Eu estudei em escola pública, recebi conhecimento e agora entrego para pessoas algo que faz diferença." Atualmente, os sistemas são reconhecidos no país e um deles já rendeu prêmio Pfizer pelo desenvolvimento na categoria "inventores" como o equipamento mais relevante no setor médico no Brasil.

Um olhar diferente
A administradora de empresas Jaiçara Almeida, 47, descobriu o câncer de mama em março de 2021. Com o diagnóstico, realizou cirurgia e precisaria apenas de radioterapia e prevenção por cinco anos. Mas sua médica indicou a quimioterapia como forma de benefício. "Eu precisaria escolher, embora sabendo que no primeiro dia já perderia os cabelos." Foram quatro sessões, mas suficientes para abalar o psicológico da paciente. "A perda de cabelo te remete o tempo todo à doença e, no meu caso, eu estava bem. Por isso procurei pela touca gelada." Foi quando Jaiçara descobriu que não havia o tratamento em Pelotas. As primeira duas sessões foram com touca manual. Depois, a clínica de sua médica adquiriu a peça e ela terminou o tratamento.

"Tem que ter muita persistência, muita força de vontade, mas vale a pena", diz a paciente, que hoje estuda psicologia. Com o equipamento sendo disponibilizado pelo SUS, ela acredita que pessoas em tratamento terão outra perspectivas com relação à doença e à cura.

Ação social
Há três anos em Pelotas e à frente do cartório, Martiane explica que a equipe costuma fazer ações sociais escolhendo uma causa, sendo que nos dois últimos anos foram crianças e idosos. Este ano ficou definido que fosse algo ligado ao câncer. "Vendo reportagens, fui buscar informações na internet sobre a Thermia e encontrei material em Caxias do Sul. O que mais me chamou a atenção foi a constante frase 'isso importa', fazendo referência aos cabelos, então a autoestima para quem atravessa a doença é muito importante, pois ela se sentindo bem, vai dar um gás no processo da busca pela cura", comenta.

Em suas pesquisas pelo assunto, a advogada encontrou com Gianmaria Cominato e todas as referências possíveis sobre a empresa, confiando segurança e garantia de que a ação social deste ano, além de beneficiar pacientes de oncologia do SUS, poderá, quem sabe, motivar outros empresários a serem multiplicadores do bem.

Fonte: Diário Popular