“Comece com humildade e dedicação que o Universo se encarrega do restante” - Professor Marcos Salomão concede entrevista ao Colégio Registral do RS

Um fenômeno no on e no off, professor Marcos Salomão fala sobre desafios de conciliar a atividade no cartório com lançamentos de cursos e tese de doutorado

Marcos Salomão, 50 anos, já era um expoente da classe registral, professor universitário há muitos anos, quando começou a falar sobre a atividade, suas peculiaridades e desafios, em seu perfil pessoal nas redes sociais. Hoje, o professor Salomão, como é conhecido, já agrega mais de 90 mil seguidores no Instagram, 25 mil inscritos no YouTube e quase quatro mil alunos por todo o País.

Salomão é registrador público em Boa Vista do Buricá, pequeno município da Região das Missões e Noroeste com pouco mais de seis mil habitantes, distante aproximadamente 460 km da capital. O Cartório Salomão abrange as especialidades de Protesto de Títulos, Registro Civil das Pessoas Naturais, Registro de Títulos e Documentos e Civis das Pessoas Jurídicas e Registro de Imóveis, onde o titular concentra seus estudos.

O registrador iniciou a carreira no serviço extrajudicial em 1997, mediante concurso público. Antes de tornar-se registrador, advogou com seu pai. Associado ao Colégio Registral do Rio Grande do Sul há muitos anos, ele participou de diversas Diretorias da entidade.

“Atuei na Diretoria do Colégio Registral do RS por muitos anos e acompanhava os debates da seção de Perguntas & Respostas. Admiro muito os colegas que lá estão e também os que por lá passaram. O Colégio Registral do RS é o farol que guia os registradores gaúchos. Ele é indispensável”, comenta.

Acordar todos os dias às 4h30, alinhar seus projetos pessoais e ler obras que falam da mente subconsciente e desenvolvimento pessoal estão entre seus hobbies preferidos. Envolvido com diversos projetos exitosos, Salomão recentemente defendeu a sua tese de doutorado e recebeu nota 10 (conceito A). A tese fala sobre Regularização de Imóveis e conta com 307 páginas e mais de mil notas de rodapé.

“O tema foi a regularização da propriedade imóvel como forma de acesso ao direito de moradia. Escolhi a temática para contribuir com a nossa classe. Toda vez que um registrador escreve sobre a função registral coloca mais um tijolo nesse pilar que sustenta os negócios jurídicos da sociedade”, explica Salomão.

Ainda sobre regularização de imóveis, neste ano o professor lançou a 1ª Edição do livro “Registro de Imóveis”, junto ao autor Christiano Cassetari. A obra já integrou o top 5 de livros mais vendidos da área e segue à venda.

Outro fato interessante é que Salomão já foi aluno e hoje integra o time de faixas-preta e o Master Insider de Érico Rocha, autor da Fórmula de Lançamento e referência em Marketing Digital no Brasil. Recentemente, o registrador participou de uma série de lives com Rocha, abordando as lições da obra “A Lei do Triunfo - A Ciência do Sucesso”, de Napoleon Hill.

“Estudar as redes, estudar marketing e, principalmente, ser íntegro com a audiência são conselhos para quem quer iniciar nas redes sociais. Ninguém se sustenta sendo uma fraude. Em abril atingimos a marca de 90 mil seguidores no Instagram e 20 mil inscritos no YouTube, e isso só ocorreu graças ao trabalho de produção diária de conteúdo. Comece com humildade e dedicação que o Universo se encarrega do restante”, opina.

Para lidar com o desafio de gerenciar o cartório, desenvolver a tese de doutorado e realizar os lançamentos do curso de regularização de imóveis, Salomão pontuou que a formação de equipes fez toda a diferença.

“Sou um pouco inquieto. Passaram-se 24 anos de profissão como registrador e 10 como professor de faculdade e pós-graduação. Eu queria maior visibilidade e sabia que poderia contribuir com os advogados. Então criei o curso REGISTRO DE IMÓVEIS DESCOMPLICADO que em um ano atingiu 3.500 alunos, advogados de todo o Brasil. Passei a estudar a estrutura de lançamentos digitais e comecei a aplicar durante a pandemia”, conta o professor.

Atualmente lecionando na Pós-Graduação em Direito de Família e Sucessões e na Pós-Graduação de Direito Notarial e Registral da Universidade Damásio, o professor revela ainda sua opinião sobre a importância da classe registral para a sociedade. Segundo ele, os registradores são como guardiões da propriedade imóvel - um direito fundamental de todo cidadão.

“Por exercer tamanha responsabilidade, muitas vezes são mal interpretados. O sistema é eficiente exatamente porque existem pessoas capazes nesta atividade. São poucos registradores, mas todos com muito compromisso. A atividade aos poucos vai sendo reinventada, como tudo. Todavia, a sua essência será mantida. Os registradores são insubstituíveis, pois possuem um juízo de qualificação de títulos, o qual é o filtro que inibe qualquer ataque à propriedade privada”, conclui.

Fonte: Caroline Paiva
Assessoria de Comunicação - Colégio Registral do RS