Clipping – Veja - Estreia nesta quarta (7) documentário sobre casamento infantil

Após a sessão gratuita, haverá um debate com Viviana Santiago, gerente de gênero e incidência política da Plan International Brasil

Estreia nesta quarta (7), às 19h, o documentário Casamento Infantil. A exibição acontecerá na Cinesala (Rua Fradique Coutinho, 361, Pinheiros). É de graça, sujeito à lotação da sala.

O documentário retrata histórias como a de Marília, de 15 anos, casada, que vive no interior do Maranhão, e Daniela, mãe de dois filhos, moradora de um bairro da periferia de São Paulo. O filme explora o impacto dessas realidades, com análise de pesquisadores, cientistas sociais e legisladores. A obra foi dirigida por Raphael Erichsen, com pesquisa de Mariana Chaves e Viviana Santiago, gerente de gênero e incidência política da Plan International Brasil. “Não existe igualdade em um mundo onde as meninas se casam enquanto ainda são meninas”, diz Viviana.

A Plan International Brasil conduziu um estudo pioneiro com o Instituto Promundo. O Brasil é o quarto país no mundo com maior índice de casamentos de crianças e adolescentes meninas. Essa realidade atinge mais de 554 000 garotas de 10 a 17 anos no Brasil – mais de 65 000 delas com idade entre 10 e 14 anos, segundo estudo do Banco Mundial.

Após a exibição do documentário, haverá um debate sobre o tema com Viviana Santiago, Fabíola Sucasas Negrão Covas (promotora de justiça assessora no núcleo de inclusão social/direitos humanos do Centro de Apoio Cível e Tutela Coletiva do MPSP) e Marina Ganzarolli (advogada e cofundadora da Rede Feminista de Juristas).
Assista ao trailer.


Fonte: Veja