Diretor do Foro e servidores da Corregedoria Geral da Justiça realizam visita ao 1º Tabelionato de Notas de Porto Alegre

O mês de novembro deste ano foi bem movimentado para toda a equipe de prepostos do 1º Tabelionato de Notas da Capital.

Passamos por datas comemorativas, como o Dia Nacional da Alfabetização (14) e o Dia da Proclamação da República (15), e por outras duas datas que ficarão marcadas na longa carreira de 62 anos dedicados à Justiça, do nosso Tabelião Ayrton Bernardes Carvalho.

Foi publicado no último dia da primeira quinzena deste mês, o Provimento nº 62 do Conselho Nacional de Justiça, que dispõe sobre a uniformização dos procedimentos para a aposição de Apostilas de Haia no âmbito do Poder Judiciário. Coincidentemente, no 1º dia útil seguinte (16) recebemos a visita do Excelentíssimo Diretor do Foro da Capital, o Dr. Amadeo Butelli, que estava acompanhado de sua assessoria para realizar mais uma inspeção em conjunto com a Corregedoria Geral da Justiça do Rio Grande do Sul.

Na oportunidade foram verificadas as instalações físicas do tabelionato, as rotinas de trabalho dos prepostos, os livros notarias, a cobrança de emolumentos, a aplicação de selos digitais de fiscalização, além de outros inúmeros itens que faziam parte de um extenso checklist.

Os assessores e coordenadores de correição que aqui estiveram, demonstraram que tinham muito conhecimento técnico e jurídico sobre a atividade notarial. Deixaram consignadas na Ata de Inspeção algumas orientações que serão levadas para os mais de 40 prepostos do tabelionato, e que certamente serão cumpridas. Os maiores beneficiados com este tipo de visita, serão, com certeza, os mais de 500 usuários diários do tabelionato, pois sentirão no seu dia a dia, melhorias na prestação dos serviços notariais”, comentou Ayrton Bernardes Carvalho Filho, Tabelião Substituto.

Segundo informações do Dr. Leo Almeida, Assessor Extrajudicial, mais de 300 serviços notariais e de registro foram fiscalizados em 2017.

Também foram explicados na ocasião, o funcionamento do novo aplicativo para smartphones TABELIONATO EXPRESS, parte do projeto de CARTÓRIO DIGITAL que está sendo desenvolvido pela Sky Informática, e que permite dentre muitas funcionalidades, o agendamento para atendimento presencial com hora marcada nos serviços notariais e videoconferência notarial.

As filas nos tabelionatos estão com os dias contados e o atendimento on-line se fazendo presente cada vez mais.



Na foto: Dr. Leo Almeida, Ayrton Bernardes Carvalho (Tabelião de Notas), Dra. Renata Selayaram e Letícia Costa.

Fonte: tabelionato.com