Selo CO2Free reforça compromisso dos Cartórios com o meio ambiente

imagem da notícia

Iniciativa é resultado da parceria entre a RARES-NR, a ARISP e a Green Farm CO2 Free.

O Selo CO2Free – Neutralização de Carbono oferece aos Cartórios a oportunidade de transformar compromisso ambiental em ações concretas. O selo foi criado por iniciativa conjunta entre a Rede Ambiental de Responsabilidade Social dos Notários e Registradores (RARES-NR), a Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (ARISP) e a Green Farm CO2 Free.

De acordo com a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (ANOREG/BR), “mais do que um selo, trata-se de uma certificação que posiciona os Cartórios como protagonistas em uma agenda estratégica: a mitigação das mudanças climáticas e a preservação da biodiversidade, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.”

A ANOREG/BR ainda ressalta que “ao aderir ao projeto, o Cartório tem suas emissões de carbono mensuradas e neutralizadas. As informações são consolidadas pela RARES-NR e convertidas em projetos de redução ou remoção de gases de efeito estufa” e que “o resultado é a geração de Créditos de Carbono certificados, assegurando que a serventia esteja alinhada às melhores práticas ambientais reconhecidas internacionalmente.”

Além disso, este projeto também é responsável pela Floresta dos Notários e Registradores. A Floresta consiste em uma área preservada de 43 mil m² que integra três importantes biomas nacionais: Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica e é lá que são gerados os Créditos de Carbono que compensam as emissões dos Cartórios participantes, transformando compromisso ambiental em preservação concreta. Estes créditos estão registrados na Plataforma de Negócios em Bens e Serviços Ambientais e Ecossistêmicos de Mato Grosso.

Os interessados em aderir podem acessar o site da RARES-NR e iniciar o processo de adesão, além de poder conhecer mais sobre esta iniciativa. Segundo a RARES-NR, “a taxa anual para a participação do Cartório ao projeto é de R$500,00 (quinhentos reais). Cartórios que já possuem o Selo RARES-NR de Responsabilidade Socioambiental, pagam anuidade de R$250,00 (duzentos e cinquenta reais).”

Leia a íntegra da notícia.

Fonte: IRIB, com informações da ANOREG-BR e da RARES-NR.