Projeto Terra - Eu sou COHAB!: sonho da casa própria se concretiza para 190 famílias em Alvorada

imagem da notícia

Dando continuidade à entrega de títulos de propriedade por meio da iniciativa do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, através do Projeto Terra: Eu Sou COHAB!, 190 certidões foram entregues a famílias do município de Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

A cerimônia ocorreu no final da tarde dessa quinta-feira (29/1), no Ginásio Municipal Tancredo Neves, e contou com a presença do Secretário Estadual de Habitação e Regularização Fundiária, Carlos Gomes, e do Prefeito Douglas Martello, além de outras autoridades.

A ação marcou a terceira entrega de certificados de propriedade do Projeto Terra: Eu Sou COHAB!, resultado dos mutirões realizados ao longo de 2025 em 123 municípios, que somaram 5.276 atendimentos.

Para Carmem Lígia Moreira dos Santos, o momento foi de alegria pela concretização do sonho da casa própria registrada em seu nome.

“Isso me deixou muito feliz. Fez muito bem para mim, para minha família e para meus filhos. Não foi nada fácil conquistar e manter nossa casa. Meu esposo comprou o terreno e a casa para nos deixar amparados pouco antes de falecer. Ali vivo há mais de 40 anos, onde criei meus filhos com muito trabalho e sacrifício, sempre lutando para que nunca faltasse nada. Hoje, esse momento é muito especial e enche meu coração de alegria”, disse, emocionada.

Já para Darcy Veiss Gonçalves, de 82 anos, a entrega do certificado premia uma espera de mais de quatro décadas. “Para mim, isso é uma grande conquista, quase um milagre. Eu nunca imaginei que esse dia fosse chegar, depois de tantos anos de espera. Agora consegui, estou feliz da vida. Agradeço a todos os envolvidos que me ajudaram a tornar isso possível”, afirmou.

Lançado em setembro de 2025 pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), o programa integra o Projeto Terra – Você é dono do seu imóvel? e tem como objetivo assegurar a transferência gratuita das unidades habitacionais aos moradores, por meio da lavratura de escrituras públicas que reconhecem oficialmente a propriedade.

O projeto conta com a parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária, do Ministério Público, da Defensoria Pública do RS, do Colégio Notarial do Brasil (Seção RS), do Colégio Registral do Brasil, do Colégio Registral do RS e do Comando Militar do Sul.

Fonte: TJRS