O Conselho da Magistratura do Rio Grande do Sul publicou, no dia 18 de novembro, a Resolução nº 1563/2025, que institui o Prêmio Laura Ullmann López no âmbito do Poder Judiciário do Estado. A criação do prêmio reforça o reconhecimento à Juíza de Direito Laura Ullmann López, cuja trajetória profissional se destacou pela atuação técnica, pela dedicação e pela contribuição ao desenvolvimento da regularização fundiária no Rio Grande do Sul.
Laura Ullmann López exerceu papel fundamental na consolidação de práticas que qualificaram a governança fundiária e ampliaram a compreensão sobre a atividade, dentro e fora do Judiciário. Seu trabalho, marcado pela atuação comprometida com a função social do registro, tornou-se referência.
A Resolução nº 1563/2025 estabelece que o prêmio será concedido anualmente, com o objetivo de estimular o desempenho das serventias e valorizar iniciativas que contribuam para a política de regularização fundiária no Estado. O reconhecimento se dará a partir de critérios definidos pela Corregedoria-Geral da Justiça do Rio Grande do Sul, incluindo o período de apuração e a forma de inscrição das serventias. A entrega ocorrerá, preferencialmente, durante a Semana Nacional de Regularização Fundiária – “Solo Seguro”.
Ao instituir uma premiação que leva o nome de uma das profissionais mais expressivas da regularização fundiária, o Conselho da Magistratura reafirma a importância de reconhecer contribuições que impactaram diretamente o avanço da regularização fundiária e da prestação de serviços extrajudiciais no Estado.
Confira a íntegra da Resolução nº 1563/2025 aqui.
Fonte: Assessoria de Comunicação