Evento online reunirá especialistas para discutir os desafios do Direito Digital na prática extrajudicial
Nesta quinta e sexta-feira, dias 26 e 27, das 18h às 21h30, será realizado o III Congresso Nacional de Tecnologia do IBDFAM (IBDFAMTEC), que nesta edição terá como tema central “Direito Digital na Prática de Família e Sucessões: Desafios e Soluções”. Promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), o evento acontecerá de forma virtual e contará com a participação de especialistas de diferentes áreas do Direito, com enfoque especial na atuação extrajudicial.
Entre os destaques da programação, o Painel 5 – Advocacia Extrajudicial, com o tema “Ferramentas Digitais nos Atos Notariais e Registrais”, abordará os impactos das novas tecnologias no âmbito do registro público. O painel será realizado na sexta-feira (27.06) e contará com uma palestra do associado Manoel Valente Figueiredo Neto, registrador de imóveis do Segundo Ofício de Caxias do Sul (RS), e Priscila Agapito, além da mediação da advogada Bartira Merlin.
O registrador Manoel Valente destacou a importância de refletir sobre o avanço tecnológico nas atividades registrais, especialmente no contexto das demandas de família e sucessões.
“O avanço do Direito Digital trouxe novos desafios às questões práticas em Família e Sucessões. A proteção de dados sensíveis, o uso consciente da Inteligência Artificial e os documentos jurídicos permeados por tecnologias validadas são questões que exigem atualização constante dos profissionais. A solução perpassa pela integração entre conhecimento jurídico tradicional e a compreensão das novas ferramentas digitais. Por isso, a importância de debatermos estes temas, levando em consideração que as novas ferramentas digitais disponíveis, como a matrícula imobiliária online, revolucionaram os atos notariais e registrais e trouxeram agilidade, segurança e acessibilidade, fortalecendo a fé pública por multimeios”, completou.
O congresso visa fomentar o debate técnico sobre os impactos do uso da tecnologia no ambiente jurídico, abordando temas como inteligência artificial, proteção de dados, digitalização de documentos, certificações digitais e o futuro dos serviços extrajudiciais. A proposta é reunir operadores do Direito interessados em compreender como as inovações tecnológicas têm moldado a prática profissional nos campos da família, sucessões e registros públicos.
As inscrições possuem desconto especial para associados do IBDFAM e estudantes. A programação completa e o acesso ao formulário de inscrição podem ser conferidas pelo link.
Fonte: Assessoria de Comunicação - Colégio Registral do RS