A terceira edição do Pinga-Fogo Registral foi realizada, neste sábado (31.05), no Itaimbé Palace Hotel, em Santa Maria (RS), reunindo mais de 180 participantes, entre registradores, colaboradores de cartórios, advogados e demais profissionais interessados na atividade extrajudicial. O evento foi promovido pelo Colégio Registral do Rio Grande do Sul e pelo Registro de Imóveis do Brasil – Seção RS (RIB/RS).
Com o apoio de Sky Informática, Overstep Solutions, Coopnore Unicred e Ceprotec – Sistemas e Soluções para Cartório, o encontro teve como destaque a troca de experiências práticas sobre gestão, tecnologia, desafios da atividade registral e a resolução de dúvidas em todas as especialidades do serviço registral.
Na abertura do evento, Felipe Uriel Felipetto Malta, presidente do Colégio Registral do RS e titular do Registro Especial de Caxias do Sul, destacou a importância de ouvir os usuários dos serviços e adaptar as práticas dos cartórios às demandas da sociedade. “A eficiência do cartório surge quando inovamos e ouvimos o público para adaptar o serviço. É importante também ver cases de sucesso”, afirmou.
Já a Diretora de Comunicação do RIB/RS, Flávia Oliveira, mencionou que a entidade vive um momento de transformação institucional: “Estamos em uma fase de reinvenção da nossa marca e da representação institucional. Então, estes eventos são fundamentais para trocas e inovações entre registradores”, comentou.
Desafios da gestão em cartórios
A palestra inicial do evento foi conduzida por Everton José Helfer de Borba, titular do Registro de Imóveis de Cachoeira do Sul, cuja serventia foi premiada na categoria Diamante do Prêmio de Qualidade Total da Anoreg/BR (PQTA) em 2024. Com passagens como interventor e interino, o registrador compartilhou sua vivência e refletiu sobre a complexidade da administração das serventias.
“Gestão é um exercício de estratégia. A realidade social mudou muito nos últimos anos, e os cartórios também tiveram que acompanhar essas mudanças. Se a sociedade se transforma, nós também temos que evoluir”, destacou.
Entre os marcos que impulsionaram essa evolução, Borba citou a Lei dos Registros Públicos na década de 1970, o surgimento da internet nos anos 1990 e, agora, o impacto de tecnologias como inteligência artificial e blockchain. O registrador também apontou os pontos que merecem uma atenção redobrada nas serventias, como a gestão financeira e de pessoas, governança, tecnologia, experiência do usuário, sustentabilidade e cultura organizacional.
“Tem uma grande diferença entre ser chefe e ser líder. Chefe é aquele que manda. Líder é aquele que nem precisa mandar porque as pessoas o seguem”, completou o palestrante.
Ele destacou também a importância de assumir responsabilidades e passar pelos desafios de gestão para melhorar o trabalho no futuro.
Pinga-Fogo RTD e RCPJ
O primeiro painel de discussão foi sobre a atividade de Registro de Títulos e Documentos e Registro Civil de Pessoas Jurídicas e teve a condução do presidente do Colégio Registral do RS, Felipe Uriel Felipetto Malta, titular do Registro Especial de Caxias do Sul, e também de Rosalda de Fátima Vieira, titular do Registro Especial de Erechim.
A principal pauta discutida foi a alteração de dados de sociedade e os procedimentos necessários para alterar estatutos civis, bem como as situações em que sociedades e outras entidades não possuem seus dados atualizados.
Pinga-Fogo RCPN
O dia seguiu com o painel sobre o Registro Civil das Pessoas Naturais, conduzido por Gerson Tadeu Astolfi Vivan, titular do cartório de Registros Públicos de Veranópolis e Rosângela Wohlenberg, titular do Registro de Imóveis de Santa Rosa.
Foram discutidos pontos sobre a gratuidade de certidões, arquivamento de documentos e separação de bens.
Pinga-Fogo RI
Para fechar o evento, o ex-presidente do Colégio Registral do RS, Sérgio Mersserschmidt, titular do Registro de Títulos e Documentos de Porto Alegre e Flávia Oliveira, titular do Cartório de Registro de Imóveis de Cruz Alta, conduziram o painel sobre Registro de Imóveis.
Os pontos de discussão principais foram os desafios da transcrição e digitalização de documentos com informações divergentes, partilha de bens, impugnação do valor atribuído ao imóvel e ratificação de títulos de alienação ou concessão.
O presidente do RIB/RS, Ricardo Martins, agradeceu a participação de todos e reforçou a fala dos outros registradores sobre o evento. “Pela lotação já é possível ver o sucesso do evento e já estamos planejando um próximo encontro para o segundo semestre. A participação de todos é bem importante para a classe registral”, agradeceu o presidente.
O evento teve o patrocínio de Sky Informática, Overstep Solutions, CEPROTEC - Sistemas e Soluções para Cartório e COOPNORE Unicred.
Confira mais fotos do evento no Instagram oficial das entidades.
Fonte: Assessoria de Comunicação - Colégio Registral do RS