TRE/RS: Chefes de cartórios eleitorais participam de reunião virtual

imagem da notícia

Encontro teve como foco as eleições deste ano de 2024

Na tarde da quinta-feira (11.07), foi realizada a live para chefes de cartório – preparatória para Eleições 2024, promovida pela Escola Judiciária Eleitoral Ministro Paulo Brossard de Souza Pinto (EJERS) com o apoio da Seção de Desenvolvimento Organizacional (SEDES). O evento, que aconteceu de forma virtual, foi destinado aos chefes de cartório das 165 zonas eleitorais de todo o estado.

O presidente do TRE-RS, desembargador Voltaire de Lima Moraes, em seu pronunciamento de abertura, enfatizou a importância do trabalho exercido pelos chefes de cartórios para garantir que as eleições transcorram de forma segura e tranquila. Elencou ainda algumas preocupações que surgiram devido a catástrofe climática que assolou grande parte do estado:

1) a necessidade de que o eleitor compareça para votar, sendo assim, comunicou que será lançada uma campanha para que se evite uma grande abstenção e, também, solicitou ajuda das zonas eleitorais, para que elas divulguem aos eleitores sobre a importância do voto;

2) a necessidade de uma ampla divulgação aos eleitores, em caso de realocação de seções;

3) os cidadãos que perderam a documentação devido à enchente devem providenciar em refazê-las;

4) para a segurança nas eleições, está em fase de licitação para que as zonas eleitorais também passem a ser protegidas com vigilância privada.

Por fim, reafirmou a confiança que tem no trabalho de cada servidor e servidora e garantiu que "as próximas eleições serão mais uma vez coroadas com êxito".

O vice-presidente e corregedor, desembargador Mário Crespo Brum, registrou que as eleições deste ano serão realizadas em um contexto de reconstrução em virtude das enchentes, mostrando-se mais desafiadoras. Destacou que o principal objetivo da corregedoria é pautar a atuação pelo princípio da cooperação, buscando auxiliar as zonas eleitorais no que for necessário.

A diretora-geral, Ana Gabriela Veiga explicou que, embora tivesse grande expectativa para que o encontro fosse realizado presencialmente, isto não pode acontecer, devido ao pior desastre climático da história do Rio Grande do Sul. Lamentou que novas preocupações surgiram, como dito pelo desembargador Voltaire. Acredita que "esse é só mais um capítulo para comprovar a capacidade de recuperação e criatividade para contornar os problemas e flexibilidade para superar os obstáculos". Tem confiança de que os resultados serão entregues com a melhor qualidade possível. Solicitou também aos cartórios eleitorais, para que, em caso de algum problema que afete o andamento dos trabalhos, as Unidades do TRE-RS sejam comunicadas. Desejou que o encontro seja produtivo.

Em continuação, cada secretário do TRE-RS apresentou os seus planos logísticos para as próximas eleições: o secretário de tecnologia da informação, Daniel Wobeto, acompanhado do coordenador de sistemas de eleições e logísticas, Cássio Zasso; o secretário judiciário, Rogério de Vargas; o secretário da corregedoria regional eleitoral; Rafael Nunes, a secretária de auditoria interna substituta; Daniela Foltz, acompanhada da chefe da seção de auditorias de contas eleitorais, Liége Medeiros; o secretário de administração Vital Corrent; e a secretária de gestão de pessoas substituta, Tenísia Klein.

Fonte: Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE/RS)