Colégio Registral do RS realiza Assembleia Geral Ordinária e apresenta Relatório da Gestão 2022-2023

imagem da notícia

O Colégio Registral do Rio Grande do Sul realizou, na sexta-feira (24.11), a Assembleia Geral Ordinária (AGO) que apresentou a prestação de contas, o relatório de atividades da gestão do biênio 2022-2023 e também realizou alteração estatutária. A AGO seguiu as atividades previstas no edital de convocação (clique aqui) divulgado em 24 de outubro no site da entidade.

A assembleia foi híbrida, com a participação dos associados de forma on-line, via aplicativo Zoom, e da equipe administrativa e dos membros da Diretoria de forma presencial. Participaram: o presidente do Colégio Registral do RS, Sérgio Mersserschmidt, O ex-presidente do Colégio Registral do RS, Cláudio Nunes Grecco e o 1º tesoureiro da atual gestão e próximo presidente da entidade, Felipe Uriel Felipetto Malta.

Cláudio Nunes Grecco, Sérgio Mersserschmidt e Felipe Uriel Felipetto Malta discutem as atividades da gestão 2022-2023

Na ocasião, o presidente Sérgio Mersserschmidt realizou a prestação de contas dos dois anos de seu mandato, demonstrando como as mensalidades dos associados foram essenciais para obter o superávit ao final da gestão. O presidente mencionou também o importante estudo feito pelo 1º tesoureiro Felipe Uriel Felipetto Malta para reajustar a mensalidade dos associados de maneira que fosse melhor para todos.

Seguindo para discussão e votação do relatório de atividades da gestão, o presidente Sérgio Mersserschmidt apresentou os principais pleitos encaminhados à Corregedoria Geral de Justiça do estado (CGJ/RS) e ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), como a alteração do art. 793 da CNNR, dilação de prazo da tabela de incorporações, cindibilidade registral entre outras. Foram apresentados também os pleitos atendidos pela CGJ/RS como assinatura digital de matrícula, alteração do art. 579 da CNNR, suspensão da obrigatoriedade do CNM, saneamento registral entre outros.

Jornalista Caroline Paiva apresentou os resultados da Assessoria de Comunicação na gestão 2022-2023

Também foram apresentados aos associados os números e resultados da Assessoria de Comunicação – responsável pelas publicações e por toda a comunicação com os públicos de interesse da entidade. Na apresentação, foram demonstradas as principais atividades do período, como os releases produzidos para envio aos veículos de comunicação, as campanhas de fortalecimento institucional, o aumento do engajamento nas redes sociais, as notícias produzidas e clipadas no período, as publicações via boletins/newsletter e também via grupos no WhatsApp e Telegram, a cobertura de eventos, dentre outras ações.

Foram apresentadas ainda os números referentes às reuniões realizadas em prol dos interesses da categoria, sendo ao total 74 encontros, entre reuniões com entidades congêneres e assessorias (jurídica, comunicação, contábil e extrajudicial), acordos, convênios, cursos, palestras e webinários. Também os números de comunicações expedidas pela entidade com orientações para os associados, tendo o objetivo de auxiliar na resolução de dúvidas e padronizar os serviços, totalizando quase 130 comunicados no período.

Hoje a entidade conta com 309 associados ativos. Segundo o Relatório, o serviço de perguntas & Respostas, exclusivo aos associados, foi acionado 252 vezes em 2022 e 258 vezes em 2023. Depois, foram elencados os principais serviços prestados pela assessoria jurídica do escritório Lamachia Advogados Associados. Foram realizados mais de 33 atos, entre Pareceres, Notificações, Ações Judiciais e Minutas de Acordos.

O evento foi finalizado com a alteração de dois artigos do estatuto da entidade, prevista no edital de convocação da AGO. A primeira modificação foi do Capítulo III, Art 6º que estabelece duas Assembleias Gerais ao ano, alterando para apenas uma Assembleia Geral obrigatória para apresentar o relatório da Diretoria Executiva, balanço anual e outros assuntos da classe. A seguda alteração foi no Capítulo VIII, Art 40º que requeria que membros da Diretoria Executiva tivessem pelo menos dois anos completos de associação, sendo que agora é preciso apenas um ano de efetiva admissão ou readmissão para concorrer a cargo diretivo na entidade.

*Se você é associado(a) e deseja acessar a íntegra do material apresentado na AGO, solicite à Secretaria da entidade pelo e-mail secretaria@colegioregistralrs.org.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Colégio Registral do RS