TJ/RS: Obra sobre solução extrajudicial de conflitos tem participação de desembargador do TJ/RS

imagem da notícia

O Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Ney Wiedemann Neto, é um dos participantes do livro “Meios Adequados de Solução de Conflitos: Arbitragem, Dispute Board, Mediação, Negociação e Práticas Colaborativas”, obra coletiva recém-lançada pela editora Almedina. A publicação tem a coordenação dos juristas Ricardo Ranzolin, Asdrubal Franco Nascimbeni e Christiana Beyrodt Cardoso.

O tema desenvolvido pelo magistrado da 6ª Câmara Cível do TJRS é “A Cooperação do Poder Judiciário no Processo Arbitral”, em que procura traçar o desenvolvimento histórico da arbitragem no Brasil e como foi recepcionado pelo Poder Judiciário. Apresenta os momentos de apoio do Poder Judiciário a esse instituto, antes de ser estabelecido e durante o seu desenvolvimento, através da carta arbitral.

Também Diretor do Centro de Formação e Desenvolvimento de Pessoas do Poder Judiciário do RS (CJUD/RS), o Des. Ney Wiedemann analisa enunciados relacionados ao tema das Jornadas de Prevenção e Solução Extrajudicial do Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal e discorre sobre o momento de controle que o Poder Judiciário exerce sobre a arbitragem, através da homologação de sentença estrangeira e pela via da ação anulatória.

A obra de 306 páginas reúne colaborações de outros 29 redatores.

Fonte e Foto: Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS)