Registradores gaúchos participam de homenagem aos 180 anos do Registro de Imóveis, em Brasília

imagem da notícia

Na segunda-feira (23.10), quatro registradores gaúchos participaram da solenidade de homenagem aos 180 anos do Registro de Imóveis no Brasil, realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília. Na ocasião, o Colégio Registral do Rio Grande do Sul foi representado pelo associado Leo Wirth, registrador público em Nova Hartz (RS).

A comemoração é referente a promulgação do Registro Geral de Hipotecas, de 21 de outubro de 1843, que foi considerada a primeira regulamentação brasileira sobre o registro de propriedades. A cerimônia foi presidida pela deputada Luísa Canziani (PSD-PR) e contou com a presença de cerca de 200 oficiais de registro imobiliário.

Do Rio Grande do Sul participaram também a registradora de imóveis Fernanda Ferrarini Gomes da Costa, de Rio Pardo, a registradora pública Eliana Toshie Morita Okamura, de São Sebastião do Caí, e o registrador de imóveis Moysés Marcelo de Sillos, de Porto Alegre.

Para Leo Wirth, associado que representou o Colégio Registral do RS na cerimônia, a homenagem foi marcante, pela sensação de que o trabalho das lideranças, tanto nos legislativos municipais, estaduais, quanto no legislativo federal, e até do executivo federal, estão conseguindo superar as barreiras e os preconceitos que, por muito tempo, impediram um trabalho conjunto.

"Que esse trabalho conjunto possa resultar em legislação e medidas administrativas mais sensatas e adequadas, que venham a melhorar o ambiente de negócios e contribuir com o desenvolvimento econômico e social. Isso ficou bem evidente nos pronunciamentos de todos os políticos. Foi possível sentir que se está conseguindo superar, pouco a pouco, o 'ranço' que havia em relação aos registradores de imóveis, como de modo geral, toda a categoria notarial e registral", opina.

Wirth conta, ainda, que se sentiu lisonjeado com a incumbência de representar a entidade e a classe imobiliária registral, que é composta por diversas personalidades nacionalmente conhecidas pela sua notoriedade moral, ética, profissional e intelectual.

"Isso, sem falar do carisma que caracteriza os nossos representantes. A todo momento, colegas e lideranças do Brasil inteiro me perguntavam sobre muitos de nossos colegas. Com isso veio também o sentimento da enorme responsabilidade da tarefa. Foi muito importante sentir a vibração positiva e a energia vindo de colegas do Brasil inteiro. A sorte que estavam lá, para dividir essa responsabilidade comigo, os demais colegas", relata.

Com tantas atualizações constantes, legislativas e tecnológicas, atuar no registro de imóveis é um desafio diário. Leo Wirth elencou os três principais, na sua opinião:

- O desafio de conseguir fazer que a nossa categoria se adapte aos recursos tecnológicos atuais, fazendo da tecnologia uma aliada da nossa atividade, para poder continuar a oferecer à sociedade a tão conhecida segurança jurídica, a baixo custo e sem ônus para o Estado;

- O desafio de construir uma relação republicana e qualificada com as classes politica, empresarial e com a imprensa em geral, mesmo a mídia digital e os formadores de opinião;

- O desafio de viabilizar a regularização fundiária, tanto rural, quanto urbana, pois a propriedade imobiliária, para além de ser um direito fundamental, é um fator de autoestima da população, que contribui com o desenvolvimento econômico.

Comemorações dos 180 anos do Registro de Imóveis no Brasil pelo Estado

Registro de Imóveis de Santa Vitória do Palmar - REGISTRADOR Sérgio Mersserschmidt

Serviço de Registro de Imóveis e Registro Civil de Veranópolis - REGISTRADOR Gerson Tadeu Astolfi Vivan

Serviço Registral Público de Antônio Prado - REGISTRADOR Marco Antônio Uberti Gonçalves

Registro de Imóveis de Alegrete - REGISTRADORA ELAINE ALIATTI

Acesse o Instagram oficial do Colégio Registral do RS e confira a homenagem especial que o RI de Alegrete fez aos 180 anos da atividade.

Confira no vídeo abaixo como foi a solenidade de homenagem na Câmara dos Deputados.

Fonte: Caroline Paiva
Assessoria de Comunicação - Colégio Registral do RS