TJ/RS: Inicia formação de instrutores de Mediação e Conciliação

imagem da notícia

A autocomposição, método no qual as próprias partes envolvidas no conflito buscam construir juntas um entendimento, está ganhando mais um reforço no Judiciário gaúcho. Começou, na última segunda-feira 24.07, a primeira etapa do curso de formação de instrutores de Mediação e Conciliação. A iniciativa objetiva ampliar o número de pessoas capacitadas para compartilhar o conhecimento adquirido e, a partir disso, formar novos Conciliadores e Mediadores.

"Estamos implantando a política da autocomposição. Cada um de nós é uma semente que deve ser muito bem plantada para qualificarmos o trabalho. Precisamos formar mais Mediadores e Conciliadores que saibam a importância do seu papel e como melhor ajudar as pessoas. A preocupação precisa estar voltada à qualidade", disse a Coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) do TJRS, Desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, presente no primeiro dia da formação.

Os alunos são servidores do Judiciário de diversas Comarcas do Estado com formação e ampla experiência na área. Na segunda etapa, prevista para agosto, serão realizados treinamentos voltados para a fase prática. O curso é ministrado por servidoras do NUPEMEC, a Gestora Liege Aparecida Agne de Freitas, e a Coordenadora Pedagógica, Luciane Pavezi, que participam na condição de Formadoras de Formadores.

Fonte: Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul