Encerramento do XIV Encontro Notarial e Registral do RS conta com oficinas práticas e confraternização no Golden Lake

imagem da notícia

O terceiro e último dia do XIV Encontro Notarial e Registral do RS encerrou com uma série de oficinas práticas sobre as centrais eletrônicas de cada uma das especialistas de cartórios na parte da manhã. Já a cerimônia de encerramento ocorreu no Residencial Golden Lake, em Porto Alegre, onde participantes e autoridades foram recepcionados com um coquetel.

Na ocasião, foi realizada uma homenagem ao corregedor-geral da Justiça do RS, desembargador Giovanni Conti, pelos 150 anos do Tribunal de Justiça do Estado (TJ/RS), bem como pelos serviços prestados pelo Judiciário à sociedade gaúcha. O presidente da Anoreg/RS, João Pedro Lamana Paiva, entregou ao corregedor-geral uma placa comemorativa.

Após o encerramento oficial, os convidados participaram de um almoço de confraternização no restaurante Pobre Juan, localizado no Barra Shopping Sul.

Oficinas práticas

Ainda no Teatro da PUC/RS, as oficinas práticas sobre as centrais eletrônicas das especialidades cartorárias finalizaram o ciclo de atividades voltadas à qualificação dos registradores e notários. Foram realizadas, ao total, cinco oficinas, sendo elas:

1ª) “Cenprot e o Protesto Digital” - moderada pelo presidente do IEPTB/RS, Romário Pazutti Mezzari, com apresentação pelo gestor de tecnologia do IEPTB/BR, Luiz Paulo Souto Caldo.

2ª) “ONR e o Registro de Imóveis Digital” - moderada pelo presidente do IRIRGS, Ricardo Martins, e pelo presidente do Colégio Registral do RS e ARN, Sérgio Mersserschmidt, com participação do coordenador do Setor de Certidões do Registro de Imóveis de Santa Maria, Jorge Moretti Júnior, do qualificador do Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre, Eduardo Fernandes Paz, do diretor técnico da Sky Informática, Fabrício Müller, e do gerente registral da Sky Informática, Fernando Tasquetto.

A oficina sobre o ONR reuniu colaboradores de registros para receber informações importantes sobre como usar os módulos de serviços. Na oportunidade, foram debatidas as definições de assinatura qualificada, bem como a matrícula digital, disposta no Provimento nº 12, também apresentadas algumas sugestões de melhorias para o ONR.

Segundo os apresentadores do tema, “a ideia da matrícula digital é assinar cada ato individualmente, garantindo autenticidade e fidelidade. Segundo os técnicos, o objetivo é que o processo de protocolo seja todo automático, tendo a possibilidade futura, inclusive, de assinar as certidões e lotes com formato estruturado, por meio de uma iniciativa entre o Colégio Registral do RS e o IRIRGS.

3ª) “CRC e o Registro Civil Digital”- moderada pelo presidente da Arpen/RS, Sidnei Hofer Birmann e pela presidente do Sindiregis, Vânia Maria de Bernardes, com apresentação dos CEOs da Overstep Computer Solutions, Gustavo Cervi e José Franscisco Cervi.

4ª) “e-Notariado, e-Not Assina e o Tabelionato Digital” - moderada pela vice-presidente do CNB/RS, Rita Bervig Rocha, e pelo presidente do Sindinotars, José Carlos Guizolfi Espig, com apresentação do diretor de tecnologia do CNB/CF, Marcos de Paola e da coordenadora do e-Notariado do CNB/CF, Isabel Souza.

5ª) “Central RTDPJ e o Registro RTDPJ Digital” - moderada pelo presidente do IRTDPJ/RS, Marco Antônio da Silva Domingues, com apresentação pelo operador de Viabilidade Estadual e Coordenador de Implantação da Redesim, Luiz Emílio Skolaude.

XIV Encontro Notarial e Registral do RS

O XIV Encontro Notarial e Registral do RS ocorreu nos dias 18, 19 e 20 de maio, no Teatro do PUC/RS, e reuniu mais de 300 pessoas. O evento é promovido pelas entidades notariais e registrais gaúchas, representadas pela Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS): Colégio Registral do RS, Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS), Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (IEPTB/RS), Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul (IRIRGS), Associação dos Registradores e Notários do Alto Uruguai e Missões (ARN), Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen/RS), Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Rio Grande do Sul (IRTDPJ/RS), Sindicato dos Notários do Rio Grande do Sul (Sindinotars), Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do RS (Sindiregis), contando com a co-realização da Fundação Escola Notarial e Registral (Fundação Enore) e da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Profissionais da Área Notarial e Registral (Coopnore).

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação - Colégio Registral do RS