Segundo dia do XIV Encontro Notarial e Registral do RS é marcado por painéis voltados à inovação e qualificação da atividade

imagem da notícia

O segundo dia do XIV Encontro Notarial e Registral do RS contou com palestras sobre os mais variados temas, de LGPD à economia, gestão e 180 anos do Registro de Imóveis no Brasil.

A primeira atividade foi o Podcast “Café com Registro de Imóveis”, feito ao vivo no palco do Teatro da PUC/RS, com o professor Marcos Salomão e a tabeliã Daniela Bellaver. Na ocasião, ambos debateram os desafios da carreira extrajudicial e a importância da constante atualização.

“Quando ingressamos no serviço extrajudicial, ninguém nos prepara para sermos um empresário; uso esse termo, pois temos que lidar com contas, funcionários e toda a logística do estabelecimento”, afirma o professor Salomão.

O tema da segunda atividade foi “Provimento nº 134/2022: Aspectos Práticos da Implantação da LGPD nos Cartórios”, sendo moderada pelo presidente da Arpen/RS, Sidnei Hofer Birmann.

Participaram do painel o juiz corregedor da CGJ-RS, Felipe Só dos Santos Lumertz, os especialistas em LGPD, Karin Regina Rick Rosa e Bernardo Chezzi, o registrador de La Propriedad y Mercantil Director de Relaciones Internacionales, Sérgio Saavedra Morales, e o presidente da Anoreg/BR, Rogério Portugal Bacellar.

“O Papel dos Serviços Extrajudiciais na Nova Economia: Mensuração da Segurança Jurídica” foi o assunto da terceira palestra do XIV Encontro Notarial e Registral do RS. A moderação foi feita pelo presidente do IEPTB/RS, Romário Pazutti Mezzari.

Participaram ainda o vice-presidente do IRIB e presidente da ARIRJ, Sérgio Ávila Doria Martins, o presidente do IEPTB/BR, André Gomes Netto, e o presidente do CNB/DF, Hércules Alexandre da Costa Benício.

Com moderação do presidente IRTDPJ/RS, Marco Antônio da Silva Domingues, a “Mesa Redonda: Centrais Eletrônicas e os novos serviços digitais” encerrou a manhã de atividades de sexta-feira (19.05).

Participaram o vice-presidente da ARPEN-BR, Devanir Garcia, o presidente do IRTDPJ-BR, Rainey Barbosa Alves Marinho, o presidente do IRIB, Jordan Fabrício Martins, o presidente do IEPTB-BR, André Gomes Netto, a presidente do CNB-CF, Giselle Oliveira de Barros, e o presidente do ONR, Flauzilino Araújo dos Santos.

A primeira palestra da tarde do segundo dia do XIV Encontro Notarial e Registral do RS, moderada pela presidente do Sindiregis, Vânia Maria de Bernardes, abordou “Qualidade Total: Transformando Excelência em Rentabilidade”.

Participaram do painel: a especialista em implantação de sistemas de qualidade em cartório, Sabrina Gomes Regra, a diretora da TXAI, Denise Fernandes da Cruz, o diretor estadual de qualidade da Anoreg/RS, Eduardo Kindel, e a diretora nacional de qualidade da Anoreg/BR, Maria Aparecida Bianchin.

Às 15h do segundo dia teve a palestra “Política Institucional: a Frente Parlamentar e as propostas Notariais e Registrais”, que debateu a reinstalação da Frente Parlamentar da Justiça Notarial e Registral da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A moderação ficou por conta da vice-presidente do CNB/RS, Rita Bervig Rocha.

Participaram do painel o deputado estadual Elizandro Sabino, a vereadora Tanise Sabino, que participa da Frente Parlamentar da Justiça Notarial e Registral Municipal de Porto Alegre, o deputado federal Luciano Azevedo, o presidente Anoreg/BR, Rogério Portugal Bacellar, o vice-presidente da Anoreg/BR, Ari Álvares Pires Neto, a presidente da Anoreg/PA e diretora da Anoreg/BR, Moema Locatelli Beluzzo, e o conselheiro de ética da Anoreg/BR, Juan Pablo Correa Gossweiler.

No fim da tarde de sexta-feira (19.05), o presidente do IRIRGS, Ricardo Anderson Martins, moderou o painel “Comunicação, Marketing e os 180 Anos do Registro de Imóveis do Brasil: Como reposicionar a imagem perante a sociedade”.

Participaram da palestra a especialista em implantação de sistemas de comunicação e marketing e diretora da Prefácio Comunicação, Ana Luiza Purri, o presidente do RIB/CORI e diretor de relações institucionais da ARISP, Flaviano Galhardo, a diretora de comunicação do RIB/CORI e diretora de qualidade, comunicação e eventos da ARIPAR, Caroline Ferri, e o presidente do IRIB, Jordan Fabrício Martins.

A penúltima palestra do dia, intitulada “O Futuro do Sistema Registral e Notarial Brasileiro”, foi moderada pela presidente da Fundação Enore/RS, Juliana Follmer.

O desembargador Ricardo Henry Marques Dip palestrou, trazendo relatos sobre a importância dos serviços extrajudiciais e inovações do setor. .

Já a atividade "Desarmando armadilhas emocionais do dia a dia”, ministrada pelo dr. Nélio Ovidio Hass Tombini, finalizou o ciclo de palestras do segundo dia do XIV Encontro Notarial e Registral do RS. A moderação ficou por conta da presidente da Coopnore, Margot Virgínia Silveira de Souza.

Na oportunidade, o Tombini abordou, de forma divertida e informal, conteúdos terapêuticos e psicológicos, voltados para o bem-estar e controle emocional.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação - Colégio Registral do RS