Prefeitura de Porto Alegre: Levantamento para regularização fundiária em loteamento no bairro Pitinga é iniciado

imagem da notícia

A Prefeitura de Porto Alegre apresentou na manhã deste sábado,15, aos moradores Loteamento Pitinga 1 e 2, no bairro Pitinga, que fica na divisa entre a Lomba do Pinheiro e Restinga, as equipes que farão os trabalhos de topografia na área. Este é o primeiro passo da regularização fundiária na região, que conta com aproximadamente 400 lotes. A empresa responsável pelo trabalho, contratada por licitação pela prefeitura, será a Garden Projetos, de Caxias do Sul.

O secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, esteve reunido com moradores para tratar do levantamento e explicou cada passo da Regularização Fundiária Urbana (Reurb) a partir deste ato. “Pedimos para que cada família abra sua casa e seu terreno às equipes da Garden para que o tamanho real do lote seja levantado e, com isso, poderemos avançar no trabalho,” ressaltou Machado.

A topografia dará uma noção mais exata do terreno e definirá quais as áreas poderão ser regularizadas. Com a topografia realizada é possível ter a medição de cada lote existente. Nas próximas semanas, a empresa iniciará o trabalho na região utilizando um drone para realizar imagens aéreas.

Na reunião, que aconteceu no salão da igreja da comunidade, ficou definido os próximos passos para o avanço da Reurb: medição dos lotes, das casas e divisas; cadastramento dos proprietários e familiares; vistorias técnicas e levantamentos e reuniões comunitárias. A documentação de cada proprietário do lote deve estar regularizada.

O ato contou com a presença do secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV), Pingo Vilar; servidores da SMHARF e do Demhab, equipes técnicas da Garden Projetos e lideranças comunitárias.

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre. Fonte: Cindy Vitali