Defensoria Pública do RS: Para viabilizar acordo extrajudicial, DPE/RS visita Cooperativa de Recicladores da Restinga em Porto Alegre

imagem da notícia

Porto Alegre (RS) – O defensor público dirigente do Núcleo de Defesa Ambiental (NUDEAM), Sérgio Nodari Monteiro, e a defensora pública dirigente do Núcleo de Defesa de Direitos Humanos (NUDDH), Aline Palermo Guimarães, se reuniram na última segunda-feira (12) com a Cooperativa de Recicladores da Restinga (COOPERTINGA), em Porto Alegre.

O objetivo do encontro foi buscar uma solução para o processo de longa data envolvendo problemas de relacionamento entre cooperados atuais, ex-cooperados e a direção. A Defensoria Pública entrou com uma ação judicial, que resultou no afastamento da direção, e agora trabalha para melhorar a relação entre os cooperados para que o grupo solucione o problema de condução das questões próprias da cooperativa.

Os defensores públicos optaram por ir até a Cooperativa, que fica na Estrada João Antônio da Silveira, nº 3240, devido à dificuldade de deslocamento por parte do grupo, que levaria 1 hora e meia de viagem até o centro da cidade.

“Trata-se muito mais de ajudar a organizá-los, empoderá-los para decidir por eles mesmos para evitar uma decisão judicial que não espelhe a realidade da cooperativa. Eles disseram que nunca tinham visto ninguém do sistema de Justiça tomando a iniciativa de ir até o local para ouvir as necessidades dos cooperados”, explicou o defensor público Sérgio Nodari Monteiro.

O acordo extrajudicial deve ser assinado em fevereiro de 2023 na sede da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS), localizada na Rua Múcio Teixeira, nº 110, no bairro Menino Deus, na capital.

Fonte: Defensoria Pública do Rio Grande do Sul