Clipping - A Hora - Casamento Coletivo Inclusivo busca doações

imagem da notícia

Há cerca de um mês para o 1º Casamento Coletivo Inclusivo de Lajeado, a organização do projeto está nos preparativos para a cerimônia. Com o objetivo de regularizar o estado civil de casais homoafetivos, com deficiência e de pessoas de baixa renda, o evento ocorre no dia 22 de novembro, às 18h, de forma gratuita no Clube Tiro e Caça.

Até o momento, 10 casais estão confirmados para a celebração. As inscrições seguem até 30 de outubro, e ainda restam vagas para 15 noivos. Para participar, a idade mínima é de 18 anos.

Os casais também devem morar em Lajeado, comprovar renda familiar de até três salários mínimos e apresentar documentos pessoais. Na data, será feito o casamento civil, sem cerimônia religiosa.

A iniciativa é do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) Vale do Taquari, em parceria com o Registro Civil de Pessoas Naturais de Lajeado, Secretaria do Desenvolvimento Social (SMDS), Rotaract Club de Lajeado e com o Clube Tiro e Caça (CTC). Os casais poderão convidar seis pessoas para participar da cerimônia, além das duas testemunhas.

Ajuda comunitária

Conforme o diretor-presidente do Núcleo Vale do Taquari do IBDFAM/RS, Roger Wiliam Bertolo, depois da celebração do casamento feita por um Juiz de Paz, está sendo programado um momento de acolhida dos noivos, com fotografias, brinde com espumante e coquetel. Depois, inicia uma pequena festa embalada por DJ e música ao vivo.

“Ainda precisamos de parcerias e doações para itens como ornamentação, coquetel, som, maquiagem, para oferecer um momento único e especial aos noivos”, destaca Bertolo.

De acordo com a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Lajeado, Fátima Luciane Machado, a organização recebeu a doação de um vestido de noiva e, agora, segue em busca de parcerias para conseguir outras vestimentas, além de trajes masculinos, e profissionais para cabelo e maquiagem.

Fonte: A Hora