Presidente do Colégio Registral do RS visita Cartório de Registro de Imóveis de Erechim e manifesta apoio a registrador

O presidente do Colégio Registral do Rio Grande do Sul, Sérgio Mersserschmidt visitou o Cartório de Registro de Imóveis de Erechim, para manifestar apoio ao registrador de imóveis Erik Esswein Müller. O encontro faz parte de uma série de visitas que o presidente realiza, visando estreitar laços com os associados e ouvir suas demandas e pleitos.

Para o registrador Erik Esswein Müller, a iniciativa do presidente em realizar visitas presenciais aos cartórios de associados é de extrema relevância. De acordo com Müller, especialmente em Erechim, é fundamental as ações do presidente, não apenas pela representatividade do cargo, mas também por sua pessoalidade e laços com o município, uma vez que já atuou como titular de serventia registral na localidade.

“A presença fortalece não somente as relações associativas, como institucionalmente os cartórios. Demonstra a representatividade da classe registral localmente, debatendo assuntos e procedimentos de interesse da comunidade, levando a conhecimento a importância da atividade, números e produtividade”, relatou.

Ao assumir a serventia, Müller deparou-se com um passivo total de cerca de 4 mil serviços a realizar, sendo 1,5 mil títulos físicos, 500 títulos sem protocolo (garantia de prioridade), 958 tarefas pendentes de comprimento na plataforma Registradores/Ofício Eletrônico (atual SAEC/ONR), também cerca de 1,5 mil solicitações de certidão a emitir/buscas a realizar/títulos a protocolar na antiga CRI-RS. Os desafios encontrados ao tomar posse da serventia, incluindo atos lavrados sem observância das normas e falta de aplicação de técnica, ocasionaram uma média de atraso de qualificação/conclusão do registro dos títulos superior a seis meses.

Segundo o registrador, no mês de fevereiro de 2022, zerou-se o passivo e, para a resolução das lacunas, foram adotadas medidas como:

- Aumento do horário de expediente, com atendimento ininterrupto;

- Implantação de novos processos, fluxos, reorganização do espaço físico e treinamento contínuo da equipe;

- Atendimentos e reuniões objetivando entender as necessidades das partes;

- Encaminhamento aos órgãos competentes (Direção do Foro e Ministério Público) das situações registrais que fogem da esfera administrativa do cartório, dentre outras.

Hoje a serventia possui uma média de 150 atendimentos presenciais diários e 50 atendimentos por telefone, além de uma média de 30 reuniões mensais para debates e alinhamento de serviços.

Com a visita do presidente da entidade, Sérgio Mersserschmidt, foi possível o associado demonstrar os dados e a situação do cartório. Segundo Müller, o apoio e suporte da entidade são essenciais.

“A entidade tem renome nacional, sendo uma referência por sua linha de atuação, produção de doutrinas e orientações que vem cada vez mais inovando nas melhorias técnicas registrais e dando suporte técnico e jurídico ao serviço. A entidade preza sempre pelos pilares e princípios dos serviços auxiliares da justiça e uniformização dos procedimentos, sempre com a finalidade de melhor contribuir com a sociedade, alcançando os benefícios aos usuários finais dos serviços”, comentou.

Na ocasião da visita, presidente e registrador associado participaram ainda de uma reunião com representantes da comunidade, OAB local, Sinduscon e Ministério Público.

Associado(a): participe das atividades em prol da classe registral e encaminhe sua sugestão de pauta para o Colégio Registral do RS, enviando um e-mail para comunicacao@colegioregistralrs.org.br.

Fonte: Caroline Paiva
Assessoria de Comunicação - Colégio Registral do RS