Clipping - Revista Crescer - Pela primeira vez, número de bebês de mães solteiras superam os de casamentos ou uniões estáveis no Reino Unido

imagem da notícia

O número de bebês nascidos de mães solteiras ultrapassou pela primeira vez os nascidos de mães casadas ou em união estável no Reino Unido, segundo dados do registro do país. Houve 624.828 nascidos vivos na nação em 2021, sendo 320.713 bebês de mulheres solteiras quando deram à luz – 51,3% do total – em comparação com 304.115 bebês de pais casados ou em união estável.

É a primeira vez desde que os dados começaram a ser registrados em 1845 que mais bebês nasceram de mães que não estavam em casamentos ou uniões civis do que o contrário. James Tucker, chefe de análise de saúde do Departamento de Estatísticas Nacionais do Reino Unido afirmou: “O número de nascidos vivos registrados fora do casamento ou parceria civil excedeu o número de nascimentos registrados dentro do casamento pela primeira vez em 2021. Isso segue a tendência de longo prazo de declínio das taxas de casamento e aumento do número de casais que coabitam vistos nas últimas décadas. No entanto, deve-se ter cautela ao interpretar os números de hoje, pois ainda não sabemos o impacto total da pandemia nas estatísticas de casamento e união civil”.

Já Harry Benson, diretor de pesquisa da Marriage Foundation, declarou em nota: “O que estamos vendo é o efeito indireto das restrições do governo aos casamentos durante as quarentenas por causa da covid. O mais provável é que 2021 seja um pontinho fora da curva e veremos um aumento nos nascimentos dentro do casamento e uniões estáveis à medida que eles voltem a acontecer com o fim da necessidade de distanciamento social”. Os números também mostram que a taxa de fecundidade no país aumentou pela primeira vez desde 2012 e foi de 1,58 filho por mulher em 2020 para 1,61 em 2021.

Fonte: Revista Crescer