TJ/RS: Novos Juízes conversam com Filósofa Djamila Ribeiro sobre racismo e gênero

A escritora e Mestre em Filosofia Política Djamila Ribeiro realizou, na manhã desta sexta-feira (05/08), palestra para os 92 novos Juízes de Direito Substitutos. A atividade integra o Curso de Formação Inicial e Vitaliciamento, ministrado pelo Poder Judiciário, através da Corregedoria-Geral da Justiça, em parceria com a Escola da Magistratura da AJURIS. O evento aconteceu no 3º piso do Foro Central I, em Porto Alegre. Até final de agosto serão aplicados 14 módulos de conteúdos voltados a questões raciais, econômicas, sociais, de gênero, ambientais, dentre outros.

Djamila falou sobre racismo estrutural, desigualdade racial no país, empoderamento feminino, diversidades, diferenças entre capacidades e oportunidades, entre outros temas. A desigualdade racial vivida em séculos de escravidão negra foi também destaque em sua fala. “Essa população, durante quatro séculos, construiu as riquezas desse país sem ter acesso às mesmas. E, pós-abolição, não obteve reparação nem direito aos ganhos do seu trabalho. Após, essa estrutura seguiu com o emprego de violências diversas a esses grupos raciais”, afirmou. “Partindo dessa premissa, você entende o histórico das desigualdades e porque pessoas negras atualmente experimentam a pobreza, a falta de saneamento básico e mais uma série de experiências em comum que segregam espaços em benefício do grupo racial hegemônico”.

A Diretora da Escola da AJURIS, Juíza Patrícia Laydner, ressaltou a importância da atividade realizada hoje: “Procuramos trazer temas de humanismo e não só questões jurídicas ou práticas. Foi superbacana a forma como a Djamila abordou essas questões. Elas estarão muito presentes no dia a dia do magistrado”, afirmou a Diretora. Também participaram da palestra a Juíza do 1° Juizado da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Porto Alegre, Madgéli Frantz Machado, e a Juíza-Corregedora Geneci Ribeiro de Campos.

Fonte: Tribunal de Justiça do RS (TJ/RS). Foto: Fabiana Fernandes