Série Colégio Registral do RS entrevista: Associado Claudio Klering - Registrador e tabelião de Caxias do Sul

imagem da notícia

Registrador e tabelião de Caxias do Sul, Claudio Klering, de 81 anos, é um dos profissionais mais experientes da área registral gaúcha, com mais de 50 anos de atuação. Ele ingressou na área extrajudicial em 1971, no cartório de Santo Ângelo, e hoje atua na cidade de Caxias do Sul, no Serviço Notarial e Registral de Ana Rech.

Sua preferência na área registral é pelo Registro Civil das Pessoas Naturais. Porém, dentre os serviços prestados, Klering acredita que o Apostilamento de Haia é uma grande inovação que veio para diminuir a burocracia quando o usuário precisa enviar documentos para o exterior. Recentemente, o Colégio Registral do Rio Grande do Sul publicou uma matéria que explica como você pode cadastrar seu cartório para fazer o apostilamento (leia mais).

Para ele, a contribuição do serviço cartorário para a sociedade vai ao encontro das principais funções de um registrador: a de trazer segurança jurídica e a de prevenir litígios. Inclusive, a fim de garantir ainda mais resguardos ao usuário, o cartório em que Klering é titular conta com uma equipe de funcionários bem instruídos.

"Com isso, consigo curtir um pouco mais minha família, podendo dar uma maior atenção a minha outra filha, Ingrid Maria Klering, que é portadora de Síndrome de Down", conta.

Em sua serventia, o registrador e sua equipe também realizam ações sociais, a fim de auxiliar a população e ficar mais próximo do público. O cartório arrecada agasalhos e alimentos para distribuir aos mais necessitados.

Segundo Klering, que conta que sua atividade preferida na serventia é a de fazer testamentos, o serviço cartorário daqui alguns anos "será ainda mais informatizado" e o Colégio Registral do RS ajuda os profissionais nesse processo. O registrador é associado ao Colégio Registral do RS desde sua fundação.

“O Colégio Registral do RS exerce um papel de extrema importância para seus associados. A instituição nos mantém informados quanto às atualizações legislativas, nos instruindo em nossas dúvidas do dia-a-dia do cartório, além de organizar diversos e ótimos eventos para capacitação de associados e seus respectivos colaboradores", relata.

Quando questionado sobre seu hobby, o registrador conta que admira e aprecia cantos de corais e que suas leituras preferidas são obras relacionadas à História e Filosofia.

Fonte: Giordana Cunha
Assessoria de Comunicação - Colégio Registral do RS