Clipping - GZH - Após duas décadas, famílias recebem os documentos de suas casas no loteamento Vitória, em Caxias do Sul

imagem da notícia

Mais 101 moradores do loteamento Vitória receberam os seus certificados de regularização fundiária em Caxias do Sul. A cerimônia da tarde deste sábado (16) era esperada há mais de duas décadas. Mais um momento de alegria proporcionado pelo programa Esse Terreno É Meu, que deve contemplar 15 comunidades até o final do ano.

O loteamento em maio de 1998 e fica na região do bairro Planalto. A regularização foi iniciada em setembro do ano passado. Ao todo, 455 famílias foram cadastradas, o que corresponde a 392 lotes.

Uma das primeiras a receber a certidão de posse nesta cerimônia foi Adriana Giehl, que é moradora do loteamento há 22 anos. Ela lembra todo o crescimento do loteamento e a luta que foi para garantir a documentação da sua casa, que divide com o marido e dois filhos.

— É algo que esperávamos há muitos anos. Tentamos várias vezes, levamos vários documentos, mas sempre falta algo. Quando cheguei, não existia nada no bairro. Não tinha esgoto ou água, os canos eram por cima das ruas. Na época, a gente tinha medo de investir (e depois perder a propriedade). Passamos muito trabalho no começo, mas hoje é um dos melhores bairros de Caxias para morar. E, agora, está todo regularizado — exalta.

História semelhante é contada pelo metalúrgico Antônio Fontana, 49, que é morador do loteamento há 17 anos. Na época, em busca de condições melhores de vida, ele comprou o terreno e se mudou com a esposa Silvane, que estava grávida, e um filho de dois anos.

— Morávamos em outro loteamento aqui de Caxias, mas era bem mais irregular. Quando cheguei, o asfalto já estava na frente da minha casa, o que já era uma melhora. Era só um barraquinho no terreno, mas fomos construindo. E, hoje, finalmente, estamos com o documento nas mãos. Esse terreno é meu! — comemora o metalúrgico.

Estas 101 famílias se juntam a outras 100 que já haviam recebido seus documentos em maio deste ano. Conforme a Secretaria Municipal de Urbanismo, uma terceira etapa já está prevista para agosto, quando mais 63 famílias receberão o título de propriedade. Como a intenção é contemplar todas as famílias, as entregas devem ultrapassar a quarta etapa.

Cadastro das famílias do loteamento Centenário II será em agosto

Na manhã deste sábado, a prefeitura também se reuniu com os moradores do loteamento Centenário II, próxima área que será contemplada pelo programa Esse Terreno é Meu. A localidade possui cerca de 400 lotes com, aproximadamente, 600 famílias. O cadastramento será nos dias 3, 4, 6, 8 e 9 de agosto no ginásio da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Dolaimes Stedile Angeli (CAIC).

O secretário municipal de Urbanismo, João Uez, lembrou que a regularização das moradias é feita pela prefeitura de forma gratuita, por meio da lei municipal 657/21.

Na cerimônia, o oficial imobiliário do Cartório de Registro de Imóveis da 1ª Zona de Caxias do Sul, Eduardo Rocha Nunes, parabenizou o avanço do programa para a cidade.

— A Prefeitura está cumprindo com a função social da propriedade, possibilitando que as pessoas recebam seus títulos de propriedade e, com isso, o sentimento de pertencimento.

Fonte: GZH