Caravana Registral Virtual debate “A relevância do Registro Civil em tempos de pandemia da covid-19” na 1ª edição do ano

O Colégio Registral do Rio Grande do Sul realizou, na última quarta-feira (27.04), a 1ª edição de 2022 da Caravana Registral Virtual, sob o tema “A relevância do Registro Civil em tempos de pandemia da covid-19”. O evento foi realizado ao vivo pelo canal da entidade no YouTube e já soma mais de 200 visualizações (confira).

A palestra da edição foi ministrada pela registradora de Imóveis de Rio Pardo, Fernanda Ferrarini Gomes da Costa. Fernanda é doutoranda em Direito, ex-registradora e ex-tabeliã em São Paulo (SP) e autora da obra "Intersecções Jurídicas Entre o Público e o Privado - O princípio constitucional da solidariedade nos tempos de pandemia", fruto do trabalho de doutorado em Direito na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Fernanda apresentou um apanhado histórico sobre epidemias e pandemias que já ocorreram no mundo, ao decorrer dos séculos, bem como a incidência de óbitos. Na sequência discorreu sobre as principais leis e normativas que orientaram o isolamento e a quarentena, as medidas de proteção e prevenção da covid-19 e a atuação dos registradores e notários, enquanto profissionais essenciais para a garantia da pacificação social. Por fim, a registradora demonstrou, pelo Portal da Transparência do Registro Civil, os dados relativos à pandemia no País, abastecidos pelos cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais.

O anfitrião da Caravana Registral foi o registrador público Guilherme Fernando de Souza, do Serviço Registral de Nova Bassano, e a moderação esteve à cargo da registradora e tabeliã de notas de Jaguari, Veruska Teló de Lima Ruffo.

Também participaram da edição, o procurador municipal, Flávio Comunello, o tabelião de Nova Bassano, Samuel Menezes, e também o representante da OAB local, Tomás Moresco Todeschini.

O que são as Caravana Registrais

As Caravanas Registrais são tradicionais eventos realizados anualmente pelo Colégio Registral do RS, que tem por objetivo estreitar os laços entre as comunidades locais e os cartórios de registro gaúchos, possibilitando o diálogo e troca de conhecimentos, a fim de beneficiar toda a sociedade.

Perdeu a live?

Assista à gravação no canal do Colégio Registral do RS no YouTube!

Fonte: Caroline Paiva / Assessoria de Comunicação – Colégio Registral do RS