Cartório de Registro de Imóveis de Tapera participa de projeto de regularização fundiária e entrega de matrículas no município

Responsável pelo Cartório de Registro de Imóveis e Especiais de Tapera, Adriana Castilhos, recebe os agradecimentos do Prefeito e vice-prefeito de Tapera

O Cartório de Registro de Imóveis e Especiais de Tapera participou da entrega de 165 matrículas imobiliárias para famílias amparadas com a Regularização Fundiária Urbana, na modalidade Reurb de Interesse Social (Reurb-S). A entrega dos registros ocorreu no dia 11 de agosto, durante solenidade realizada na Escola João Batista Mocelin, e beneficiou as famílias da Vila Paz. Com a regularização dos imóveis, os moradores terão a garantia do direito de propriedade e poderão usufruir de benefícios como créditos habitacionais. Além do ato na Vila Paz, foram realizadas outras duas Reurb-S, em dois bairros do município, as quais ainda terão data marcada para a distribuição dos títulos. Segundo a responsável interina pelo Cartório de Registro de Imóveis e Especiais da Comarca de Tapera, Adriana Kalinoski Castilhos, também titular do Cartório de Registros Públicos de Colorado, há muitos anos buscava-se uma solução para a regularização da situação dos moradores daquela localidade. “O trabalho demandou algumas reuniões com os servidores municipais, que foram recebidos na serventia para sanar dúvidas. O anseio de todos os envolvidos em adequar as situações à legislação vigente foi fundamental”, relatou Adriana. De acordo com a registradora, conhecer as famílias beneficiadas da Vila Paz foi algo que trouxe a ela muita alegria. Para Adriana, ver o resultado do trabalho, com a garantia dos direitos constitucionalmente previstos - como a dignidade da pessoa humana, o exercício da função social da propriedade e o direito à moradia - é algo gratificante. “Acredito que um dos grandes papéis do cartório seja essa aproximação com a sociedade, auxiliando e orientando, dentro do possível, a resolver situações concretas. Muitas vezes o trabalho realizado nas serventias extrajudiciais é baseado em documentos, mas não se pode esquecer que por trás dos papéis existem pessoas que devem ser respeitadas e atendidas da melhor forma possível”, comentou a registradora. Segundo informações da Prefeitura de Tapera, a necessidade da atuação do município na regularização fundiária da Vila Paz cresceu após 2010, quando o município firmou um Termo de Compromisso com o Ministério Público Estadual, se comprometendo com a situação. O evento de entrega contou com a participação da responsável interina pelo Cartório de Registro de Imóveis e Especiais da Comarca de Tapera, Adriana Kalinoski Castilhos, do prefeito de Tapera Volmar Kuhn, do vice-prefeito Osvaldo Henrich e da promotora de Justiça Marisaura Inês Raber.

Solenidade de entrega dos títulos foi realizada na Escola João Batista Mocelin, em Tapera

Fonte: Caroline Paiva Assessoria de Comunicação - Colégio Registral do RS Fotos: Divulgação/Prefeitura Municipal de Tapera