Esse movimento de mercado influenciou as marcas a apostarem em soluções para atrair consumidores que tendem a valorizar experiências com produtos e serviços autênticos. De acordo com um estudo feito pela Consultoria Euromonitor International, o mercado de
luxo teve expressivo crescimento na pandemia.
A projeção é que o setor tenha alta de mais de 20% no
Brasil até 2023. Se a previsão se concretizar, o país deve recuperar o posto de maior mercado de luxo da América Latina, perdido para o
México em 2014. O chamado “luxo de experiência” será a variação com mais destaque, com alta prevista de 48,2% esperada.
Uma pesquisa realizada pela Brain Inteligência Estratégica sobre
comportamento dos consumidores frente ao mercado imobiliário apresenta tendências da nova relação das famílias brasileiras com a casa e com o imóvel a partir da pandemia. Dentre os dados, 87% dos entrevistados buscam por apartamentos maiores com áreas de lazer e
home office.
Dados da WOA Empreendimentos Imobiliários corroboram com a pesquisa. Segundo o diretor da empresa, Walter Silva Koerich, do segundo semestre de 2020 até abril de 2021, a construtora registrou uma alta na procura dos imóveis na ordem de 60%. “O que a WOA vem percebendo é que os consumidores estão buscando por imóveis cada vez mais com valor agregado, com diferenciais exclusivos, como
paisagem espetacular, espaço interno amplo e
sofisticado, além de elementos de
decoração com requinte e descontração”, pontua.
Para acompanhar a
tendência, a incorporadora lançou o
Simphonia Woa Beiramar, um conjunto de quatro
condomínios independentes, que apresentam opções variadas de
plantas, visando atender a todos os tipos de famílias, além dos acabamentos luxuosos e suntuosas áreas de lazer.
Além de plantas inovadoras, automação e outras amenidades na
estrutura dos apartamentos, as áreas comuns e os serviços oferecidos pelos condomínios costumam se destacar. O residencial
Queen Victoria (Curitiba/PR), por exemplo, contará com o serviço de
'butler' – termo que significa mordomo em inglês. O funcionário atenderá desde os tradicionais serviços de portaria e vigilância até às demandas gastronômicas.
Já o
Boa Vista Village, empreendimento no interior de São Paulo, assinado por
Sig Bergamin, Murilo Lomas e Pablo Slemenson, aposta nas áreas comuns dedicadas à prática esportiva: campo de golfe,
piscina para prática de surfe, centro de tênis com 15 quadras e academia,
bicicletas e carrinhos elétricos em sistema de mobilidade compartilhada, centro orgânico e circuito de bike.O novo condomínio assinado pelo estúdio
Pininfarina em Porto Alegre (RS), além do lazer completo, gerador de energia para as
residências e tomadas para carregamento de carros elétricos, apresenta unidades fora do comum. Cada apartamento possui quatro suítes, sala de estar integrada com uma
área gourmet ampla, automatização nas persianas dos dormitórios, preparo para calefação nos pisos do banheiro e
ar-condicionado.
Na mesma linha segue o edifício
Pinah em
Curitiba, o primeiro a receber o selo Well no Brasil – o primeiro certificado do mundo focado exclusivamente na saúde e no bem-estar humano.
Com cômodos espaçosos e apartamentos cercados por varandas
fechadas com vidro, o projeto visa garantir conforto máximo para os moradores. Entre as muitas comodidades, as residências terão: elevador social privativo;
pé-direito livre de 2,80 m; esquadrias minimalista térmico-acústicas, piso aquecido em todo o apartamento, com termostato digital; sistema de automação de iluminação,
persianas, cortinas e ar-condicionado.