Clipping - Valor Investe - Mercado imobiliário: o nome do jogo é densidade

Crescer forte em 2020 exigiu atenção às novas demandas pós-Covid; encontramos o caminho com foco nas pessoas, inovação tecnológica e expansão do portfólio em mais de uma centena de novos bairros de SP e RJ

O ano de 2020 foi de transformações intensas para todos, pessoas e empresas. Proteger funcionários e comunidades assim que a pandemia se estabeleceu foi o primeiro grande e inédito desafio que enfrentamos. Compreender para onde o vento passou a soprar no mercado imobiliário foi o segundo. A relação das pessoas com suas casas – com maior valorização do espaço do lar, do tempo que passam nele e com os muitos novos formatos de se viver longe do escritório – trouxe reflexos imediatos este ano. Os limites entre vida pessoal e profissional acabaram ficando mais tênues e o trabalho remoto flexibilizou a rotina, se tornando uma realidade para uma parte relevante da população. Houve quem procurasse apartamentos maiores, e também quem quisesse passar a morar em apartamentos mais compactos. Muitos foram morar sozinhos ou se separaram neste período. A palavra de ordem foi adaptação. Em todos os aspectos. Além da tormenta, ventos a favor O mercado imobiliário sentiu os efeitos de toda essa movimentação e também buscou se adaptar diante dos inúmeros desafios que surgiram nestes tempos. Desde os primeiros meses da pandemia, foi possível verificar, no Brasil, que o sonho da casa própria não havia esmorecido. Pelo contrário. Com o impulso da mais baixa taxa básica de juros da história (e, em consequência, valores de parcelas significativamente mais baixos), houve um boom de financiamentos imobiliários. Os brasileiros foram às compras. Segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), os financiamentos imobiliários aumentaram 49% entre janeiro e outubro, na comparação com o mesmo período de 2019. Foram financiados, no país, mais de 320 mil imóveis, somando R$ 92,6 bilhões. Além disso, de acordo com dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), houve alta de 23,7% no volume de vendas de moradias no terceiro trimestre de 2020, na comparação com o mesmo período de 2019. Já em relação ao segundo trimestre de 2020, o aumento foi de 57,5%. Aposta na inovação e nas pessoas Nos primeiros meses da pandemia, as empresas de todo o Brasil enfrentaram a dúvida entre reduzir seus times, no intuito de equilibrar o caixa e salvar os negócios – e, para quem podia, manter ou ampliar a equipe para aproveitar uma eventual retomada. No nosso caso, na Loft, tivemos a oportunidade de escolher a segunda opção. Enviamos todos os funcionários para casa no dia 12 de março, para trabalho remoto. Mudamos a nossa sede de endereço, para um prédio de uso exclusivo nosso. E nos meses seguintes, em que foi possível flexibilizar as restrições, oferecemos aos funcionários a possibilidade de trabalhar em regime híbrido, parte em casa, parte no escritório. Também lançamos mão de ações para dar condições aos fornecedores de mão de obra de atravessar o período de maior paralisação das reformas, com adiantamento de receita. Além de diversas medidas sanitárias e avanços tecnológicos que ajudaram a proteger parceiros corretores e clientes. A principal delas foi o advento da escritura digital. Em maio, a Loft inaugurou este novo recurso e assinou, em São Paulo, a primeira escritura digital do país. A segunda veio logo em seguida, no Rio de Janeiro. Neste caso, por exemplo, a empresa adquiriu um imóvel no Leblon, zona sul do Rio. A vendedora estava em Paris e a escritura foi feita de forma online, no 15º Ofício de Notas do Rio. Algo que antes da Covid não existia, a escritura digital é hoje corriqueira na nossa operação. Sendo exemplo de avanço resultante das transformações deste ano. Outro ponto, em relação à decisão de não demitir por conta da pandemia: acabamos ampliando o quadro. O time cresceu em mais de 200 posições desde então, e hoje estamos com cerca de 700 colaboradores. Densidade e crédito Entendo que as apostas em inovação tecnológica e nas pessoas deram certo. Assim como a estratégia que privilegia a densidade em detrimento à territorialidade. Isto significa que optamos por aumentar maciçamente nossa presença na capital paulista, assim como lançar e ampliar a operação na capital fluminense, em 2020. No mercado imobiliário, diferente de outros mercados, vale muito mais você conseguir oferecer todos os apartamentos possíveis no bairro em que o consumidor quer morar, do que ter algumas unidades/serviços espalhados pontualmente por uma série de territórios. Outra aposta que contribuiu decisivamente para o crescimento em 2020, foi a área de crédito, para aproveitar o momento macroeconômico favorável para o mercado imobiliário, devido ao piso histórico dos juros no país. Foi neste ano que lançamos nossa própria operação de financiamento imobiliário, para facilitar o acesso ao financiamento de clientes e não clientes. E adquirimos a originadora de crédito InvestMais. Com essas ações, já agora em dezembro quebramos a barreira de mil financiamentos originados. O resultado geral foi que neste ano, o portfólio de apartamentos oferecidos na plataforma Loft em São Paulo saltou de 12 para 110 bairros. Enquanto que no Rio, saímos do zero para 14 bairros. Hoje temos 10 mil apartamentos à venda na nossa plataforma de compra e venda, sendo 1 mil só no Rio. O ritmo de hiper growth também se refletiu nas transações. A quantidade de apartamentos vendidos aumentou mais de 5 vezes, na comparação com 2019. O Rio no mapa e em 2021 foco segue nas pessoas No Rio, a Loft fecha o ano contabilizando resultados positivos. Entre janeiro e dezembro de 2020, o volume de vendas de apartamentos cresceu mais de 70 vezes na capital fluminense. Só no último trimestre do ano, o aumento foi de quase 80%. Hoje, as transações mensais de compra e venda já representam cerca de 10% do que é comercializado na zona sul do Rio. A Loft fincou bandeira no mercado carioca, em tempo recorde. Em 2021, há espaço para crescer e expandir ainda mais os negócios nas duas principais metrópoles do país, empurrando cada vez mais a borda do mapa de nossa atuação para próximo ou além dos limites destes dois municípios. Nossa expectativa para o ano que vem é triplicar o portfólio de apartamentos oferecidos, e seguir expandindo os negócios, com o mesmo ritmo forte de crescimento ocorrido este ano. Importante concluir – agora que estamos encerrando a passagem deste ano tão sofrido, com perdas pessoais irreparáveis para todos – que a boa saúde dos negócios só é sustentável se mantivermos o foco nas pessoas. Funcionários, parceiros, clientes e comunidade. Aperfeiçoar a experiência do usuário é a maior prioridade. Agendamento de visitas com antecedência de só 2 horas; informação comparativa do valor pedido com a média dos valores dos apartamentos semelhantes vendidos, em cada anúncio feito na plataforma; e inovação na assessoria imobiliária, para tirar a dor da burocracia, são as nossas mais recentes inovações neste sentido. Dois mil e vinte um virá com mais novidades neste sentido, vocês vão ver. E que o sol volte a brilhar no horizonte de todos. Feliz ano novo! Fonte: Valor Investe