Clipping - G1 - Plataforma criada em Florianópolis traz agilidade na vistoria de imóveis

Uma solução criada em Florianópolis para agilizar a vistoria de imóveis está conquistando cada vez mais espaço entre as empresas do ramo pelas características de imparcialidade e segurança. Com a plataforma, profissionais cadastrados e especialistas no assunto também podem realizar vistorias nos imóveis no início ou no fim do contrato. O vistoriador checa todos os pontos estabelecidos pela plataforma e o resultado fica salvo na nuvem.

"Anteriormente esse trabalho era feito pela própria imobiliária, normalmente em uma planilha onde a pessoa anotava os problemas do imóvel, as fotos eram tiradas à parte, colocadas em um CD que ficava dentro da imobiliária, muitas vezes acabava extraviado. Outra questão é que cada vistoriador tinha um processo na questão de execução, no checklist, então era muito complicado na vistoria e gerava muitos problemas no mercado de locação em todo Brasil", afirma o CEO da Rede Vistorias, Enrico Dias.

A ideia surgiu de um aplicativo que foi desenvolvido para uma imobiliária. Estudando o mercado, Enrico percebeu que a necessidade envolvia a tecnologia e a prestação de serviço.

"Eu estava empreendendo em Minas Gerais e um dos negócios que eu estava envolvido era uma imobiliária que começou a mexer com locação e eu comecei a identificar um problema seríssimo nessa questão da vistoria. Tenho formação em tecnologia e verifiquei que seria possível executar esse serviço em todo país envolvendo a tecnologia e aproveitar esse nicho para criar uma empresa escalável. Procurando na internet uma forma de fazer isso, encontrei os meus dois sócios de Florianópolis que tinham feito o primeiro aplicativo de vistorias do Brasil e o descobrimos que a dor do mercado não era somente tecnologia, mas a prestação de serviços", disse.

Segundo o CEO, são mais de 500 vistoriadores conectados na solução. Para contratar um deles, o cliente se cadastra na plataforma e indica a data, o local e o tipo de serviço. A solicitação é analisada e aprovada em até 48 horas.

"Os vistoriadores são treinados pela empresa através da nossa universidade corporativa. Para o mercado de locação não existe regulamentação dessa profissão, portanto nós criamos a profissão de vistoriador de imóvel e para os outros mercados que a gente atua, em alguns momentos demanda um engenheiro civil, técnico de edificações ou arquiteto", afirma o CEO da Rede Vistorias.

"O uso da plataforma foi importante porque dá condições do vistoriador anotar de forma mais detalhada e fidedigna os eventuais danos do imóvel. Dessa forma evita equívocos, desentendimentos entre o inquilino e o locador. A tecnologia impactou positivamente pra mim", explica Ida Cristina Pereira que utiliza a solução.

Segundo o responsável pela startup, uma das vantagens da plataforma é a imparcialidade. "A imobiliária naquele momento representa o proprietário e por ela representar o proprietário, ali já começou uma distorção. Logo em seguida, as imobiliárias do Brasil inteiro começaram a se envolver com manutenção e houve um problema em cadeia porque ao ganhar com reparo, muitas vezes imobiliária cobra do proprietário mais do que deveria, os inquilinos são cobrados por depreciação e não por mau uso. A jurisprudência brasileira não aceita mais vistoria feita pela própria imobiliária, então todos perderam no processo", disse Dias.

"Como corretor de imóveis gosto muito de usar essa empresa porque eles não puxam pra nenhum lado, é uma empresa terceirizada, que mostra realmente o que tem dentro do imóvel e são imparciais, não ficam nem do lado do inquilino, nem do proprietário. Isso fica salvo na nuvem, não é igual a um papel que pode estragar, mas se você precisar depois de alguns anos ainda estará lá na plataforma", afirma o corretor de imóveis Bob Habib.

Fonte: G1. Foto: Reprodução/ NSC TV