Centrais eletrônicas e inovações normativas no Protesto serão tema de palestras da próxima Caravana Registral

A 4ª edição da Caravana Registral – Debates Registrais e Notariais da Região do Vale do Rio Pardo, em Santa Cruz do Sul, vai abordar as centrais eletrônicas e as inovações normativas no Protesto. O evento ocorrerá nesta sexta-feira (04.10), a partir das 9h, no anfiteatro da Faculdade de Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Clique aqui e faça sua inscrição gratuitamente.

A palestra “O Protesto de Títulos e as Inovações Normativas”, que será realizada das 15h às 15h45, terá como ministrante o tabelião e registrador de Caxias do Sul, Felipe Uriel Felipetto Malta. Segundo Felipetto, durante a palestra serão abordados os procedimentos praticados pelos tabeliães de protestos que foram ou serão impactados pelas recentes alterações.

“No que tange a atividade de protestos considero que este seja o momento das mudanças mais significativas desde o advento da Lei 9.492/1997, exigindo maior preparação jurídica e atuação proativa por parte dos tabeliães e de seus prepostos. Neste momento de incertezas com relação ao futuro da atividade de Protesto, a realização da Caravana Registral nas diversas regiões do Estado, é fundamental para que a evolução seja homogênea – e para obtermos os melhores resultados”, comentou o tabelião.

Além do Protesto, as centrais eletrônicas também serão discutidas durante o evento. Das 14h às 15h serão apresentadas a Central de Registro de Imóveis (CRI-RS) e a Central de Testamentos (CENSEC).

O presidente da Fundação Escola Notarial e Registral do Rio Grande do Sul (Fundação Enore), Ricardo Guimarães Kollet, também tabelião e registrador de Porto Alegre, explicou que serão abordadas as funcionalidades da Central de Testamentos (CENSEC), como a consulta a testamentos, consulta sobre existência de diretivas antecipadas de vontade e sobre escrituras de separação e divórcio. De acordo com Kollet, a CENSEC possibilita que seja feita a consulta on-line sobre a existência de testamentos e suas revogações lavrados em todos os tabelionatos do País.

“A plataforma é fundamental para que o cidadão possa saber da existência de um testamento na hora de abrir o inventário. Um evento desta natureza é excelente para mostrar aos cidadãos e à comunidade jurídica, de forma descentralizada, a importância das atividades notariais e registrais para a sociedade”, comentou.

Já a Central de Registro de Imóveis (CRI-RS) será apresentada pelo presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul (IRIRGS), também registrador de Bom Retiro do Sul, Cláudio Nunes Grecco. A CRI-RS é uma plataforma eletrônica que integra os serviços prestados pelos 228 Cartórios de Registro de Imóveis do Estado e que oferece, atualmente, quatro tipos de serviços: 1. Pesquisa na Central; 2. Busca nos cartórios; 3. Visualização de matrículas; e 4. Solicitação da certidão.

“Convido todos os colegas notários e registradores, bem como os demais operadores do Direito, especialmente, aos acadêmicos do curso de Direito da região para a 4ª edição da Caravana Registral. Haverá a exposição de diversos temas, especialmente, as novas tecnologias aplicadas ao registro eletrônico com apresentação da CRI-RS. Contamos com a presença de todos para o evento”, concluiu o presidente.

A Caravana Registral
Com o objetivo de aproximar os profissionais dos cartórios gaúchos e a comunidade, levando informações sobre os serviços extrajudiciais, o encontro é uma iniciativa do Colégio Registral do Rio Grande do Sul que ocorre duas vezes ao ano e oferece certificação aos participantes. A última edição ocorreu na cidade de Santo Ângelo e contou com a participação de mais de 100 pessoas (leia e confira).

Serviço
O que: 4ª edição da Caravana Registral – Debates Registrais e Notariais da Região do Vale do Rio Pardo
Onde: Anfiteatro da Faculdade de Direito da Unisc – Bloco 18 (Avenida Independência, nº 2293, bairro Universitário – Santa Cruz do Sul/RS)
Quando: 04.10.2019
Inscrições: Clique aqui e inscreva-se
Investimento: Gratuito
Horário: Das 9h às 18h15
Programação: Clique aqui


Fonte: Assessoria de Imprensa