Workshop de Mediação e Conciliação foi novidade na 3ª Caravana Registral

Santo Ângelo (RS) – Novidade na 3ª edição da Caravana Registral - Debates Registrais e Notariais da Região das Missões e Noroeste, uma das apresentações foi voltada à mediação e conciliação, tema latente nos serviços extrajudiciais. Ocorrida na última sexta-feira (16.08), no Hotel Villas, em Santo Ângelo, o workshop de Mediação e Conciliação foi ministrado pela professora Izabel Cristiana Peres Fagundes.

Izabel é bacharel em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), mestre em Mediação e Negociação de Conflitos pela Maestria Latinoamericana Europea APEP e especialista em Família pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). A ideia da professora foi demonstrar táticas de como fazer a diferença no trabalho de um cartório por meio da mediação e conciliação.

Relatando sobre como o serviço pode facilitar a vida dos usuários, a especialista falou também sobre como a prática é realizada nos Tribunais. “Sempre quando trabalhava como perita dentro do Judiciário, achava que não tinha o direito de decidir sobre a vida das pessoas, que é o que o juiz tenta fazer. Nem sempre a decisão judicial vai contentar o interesse a necessidade real das pessoas”, disse.

Na oportunidade, a professora abordou ainda as diversas formas de como ocorres os conflitos, bem como a sua administração, o conflito como oportunidade, a mediação no mundo, com exemplos de como ocorre em outros países, a diferença entre mediação e conciliação, marcos legais do serviço, propostas e princípios da mediação, participantes do processo, formação de conciliadores, leis que abrangem as técnicas, vantagens da mediação, e como se implanta um processo de mediação em uma serventia extrajudicial.

Confira a íntegra do trabalho. Baixe aqui.

A Caravana Registral
Com o objetivo de aproximar os profissionais dos cartórios gaúchos e a comunidade, levando informações sobre os serviços extrajudiciais, o encontro é uma iniciativa do Colégio Registral do RS que ocorre duas vezes ao ano. A 3ª edição, em Santo Ângelo, contou com a participação de mais de 100 pessoas.

Fonte: Assessoria de Imprensa