Presidente do Colégio Registral do RS apresenta entidade durante 2ª edição do Curso de Instrução aos Novos Delegatários

O presidente do Colégio Registral do Rio Grande do Sul, João Pedro Lamana Paiva, realizou uma apresentação da entidade, bem como um panorama das atividades notariais e registrais, durante a 2ª edição do Curso de Instrução aos Novos Delegatários de Serventias Notariais e Registrais do Rio Grande do Sul. Promovida pela Fundação Escola Notarial e Registral do Rio Grande do Sul (Fundação Enore) e a Escola Extrajud, a capacitação ocorre durante esta quinta-feira (08.08) e sexta-feira (09.08), na Casa do Registrador Gaúcho, em Porto Alegre.

A abertura do curso contou com a presença de presidentes e representantes de entidades gaúchas do segmento extrajudicial, além da juíza-corregedora da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado (CGJ-RS), Vanise Rohrig Monte. Cerca de 20 alunos participam da qualificação.

Na ocasião, Lamana Paiva enfatizou a atuação da entidade, também o surgimento do Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul (IRIRGS), bem como da Central dos Registradores de Imóveis do Rio Grande do Sul (CRI-RS) e os Centros de Registro de Veículos Automotores, uma conquista da classe registral.

“Estamos atentos às transformações pelas quais a sociedade passa, se transforma e evolui, provocando alterações no Direito, e, assim, nos serviços notariais e registrais. Notários e registradores precisam acompanhar a evolução. É tempo de os serviços públicos configurarem-se como facilitadores da vida. Precisamos construir um sistema mais aberto”, comentou.

O presidente falou ainda sobre os vários outros pleitos alcançados pelos profissionais dos serviços registrais gaúchos, como o More Legal, a Gleba Legal, o Habite-se, o pioneirismo do registro de nascimento direto na maternidade do hospital, também a participação de notários e registradores na elaboração e da revisão da Consolidação Normativa Notarial e Registral, desde a primeira versão em 1988. Em seguida, Lamana Paiva explanou sobre a qualificação registral, a atuação do Colégio Registral do RS, principais conquistas de 2019 já consolidadas, pleitos em andamento, eventos da entidade, estatísticas sobre os registros de imóveis do Estado, dentre outros.

“Estamos à disposição. Sei que nas Comarcas onde estão assumindo talvez não tenham muitos problemas, mas compareçam à 1ª Zona de Porto Alegre, que de 10 em 10 minutos é uma emoção”, brincou.