Reunião mensal do Colégio Registral debate assuntos da área extrajudicial e novas atividades da entidade

Durante a tarde desta segunda-feira (24.06), os membros da atual gestão do Colégio Registral do Rio Grande do Sul realizaram a reunião mensal de Diretoria. O encontro ocorreu após a apresentação da Assembleia Geral Ordinária (AGO), realizada na parte da manhã, na sede da entidade, em Porto Alegre.

Na ocasião, foram discutidos os repasses previstos no instrumento particular de acordo entre o Colégio Registral do RS e o Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul (IRIRGS). O documento trata sobre os investimentos aplicados pelo Colégio Registral do RS na Central dos Registradores de Imóveis do RS (CRI-RS).

O XIII Encontro Notarial e Registral do Rio Grande do Sul também foi pauta da reunião, sendo apresentado um relatório do evento. A próxima ação da entidade, a 3ª edição da Caravana Registral, foi debatida também. A Caravana será realizada no dia 16 de agosto, no Hotel Villas, em Santo Ângelo. A iniciativa é gratuita e deverá debater: retificações no Registro Civil de Pessoas Naturais; registro eletrônico; regularização fundiária; Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas (RTDPJ) – Registro de Sociedade Simples em Junta Comercial ou RTDPJ; e georreferenciamento. A atividade prevê ainda a apresentação de um workshop sobre mediação e conciliação.

Os presentes discutiram também o cartão de identidade funcional do Colégio Registral do RS. A confecção do documento, que será gratuito para os associados da entidade, está em andamento.

Em seguida, os participantes debateram sobre o conteúdo exposto nas últimas Notas e Comunicados Conjuntos da entidade, publicadas com o IRIRGS, além dos Pareceres emitidos pela assessoria jurídica do Escritório Lamachia Advogados, como o referente ao Projeto de Lei da Assembleia Legislativa do RS, que versa sobre negócios imobiliários, combate ao exercício ilegal da profissão e lançamento de dados nas serventias extrajudiciais. O advogado e assessor jurídico do Escritório Lamachia Advogados, Leonardo Lamachia, participou desta parte da reunião.

Na oportunidade, a Diretoria aprovou o novo layout do site da entidade, que está para ser programado. O visual aprovado seguirá a paleta de cores do novo logotipo, sendo escolhido o site na cor ocre.

A readequação e o regramento de uso do espaço da Casa do Registrador Gaúcho, por todas as entidades que utilizam o local, também foi pautada, sendo instigada uma reunião com os presidentes de todas as associações que a congregam. Ainda, foi relatada a possibilidade de parcerias com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e a Escola Superior de Magistratura (Escola da Ajurirs) para cursos sobre Direito Imobiliário, além de demais assuntos gerais e internos da entidade.

O encontro contou com a presença do presidente do Colégio Registral do RS, João Pedro Lamana Paiva, do vice-presidente, Cláudio Nunes Grecco, do diretor de Informática e Ensino, Paulo Ricardo de Ávila, do tesoureiro, Edison Ferreira Espíndola, dos assessores da Presidência, Júlio César Weschenfelder (online), Juliana Follmer Bortolin Lisboa e Manoel Valente Figueiredo Neto, da representante do Conselho Fiscal, Denize Alban Scheibler, e da gestora Astrid Muller.