Clipping - Protesto RS - Advogados do RS poderão protestar honorários devidos

Na manhã desta quarta-feira, 24 de abril, o Instituto de Estudos de Protesto do RS e a OAB/RS formalizaram convênio que oportuniza a advogados o protesto de honorários advocatícios. Na prática, todo advogado poderá utilizar os serviços dos Cartórios de Protesto do Estado, via Protesto Online, para cobrar a pendência financeira, evitando judicialização. O protesto atualmente apresenta um índice de recuperação de dívidas de 75% em três dias úteis.

“O convênio visa facilitar a atuação do advogado, proporcionando o uso de um serviço que já existe e que tem bons resultados na pontualidade dos negócios”, afirmou Ricardo Breier, presidente da OAB/RS, durante ato de assinatura.

Outra demanda dos tabeliães de protesto do RS que a OAB/RS fará coro favorável junto ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul é para a homologação da postergação da cobrança de emolumentos e taxas, prática que outros estados brasileiros já adotaram com sucesso. Um levantamento feito em Minas Gerais, onde a postergação foi sancionada em 2018, indica que o volume de títulos aumenta em 50% com essa medida, com novos apresentantes utilizando os serviços dos tabelionatos.

Fonte: Protesto RS