Alunos do 1º ano da Escola Regina Coeli visitam Cartório de Veranópolis

O Serviço de Registro de Imóveis e Registro Civil de Veranópolis recebeu a visita, no último mês, de alunos do 1º ano da Escola Municipal de 1º e 2º Grau Regina Coeli. Na ocasião, a turma, composta de 17 alunos, conheceu algumas das atividades dos profissionais que atuam no cartório.

A visita à serventia integra a programação do projeto Construindo Saberes, que faz parte da rotina anual da escola, precisamente do 1º ano.

De acordo com o titular da serventia, o registrador Gerson Tadeu Astolfi Vivan, a prática já ocorre há alguns anos e foi mantida após sua posse. “Mantive com entusiasmo, pois acredito no nosso compromisso de difusão de conhecimento e de aproximação da comunidade. Nós somente existimos e temos utilidade e importância em face da comunidade que servimos. Servir deve ser o nosso foco”, relatou.

Durante a atividade, as crianças aprenderam sobre como ocorre a formalização do nome e o procedimento de registro de nascimento e, aqueles que foram registrados no cartório de Veranópolis, também puderam ter contato com suas respectivas certidões.

Segundo o registrador Vivan, alguns dos alunos se surpreenderam com dados que não tinham conhecimento acerca do seu nascimento, como horário e local.

“Somos servidores e trabalhamos para a comunidade em que estamos inseridos. Aproximar as crianças da nossa atividade contribui para a formação do conhecimento deles, da cidadania, e empresta publicidade dos nossos serviços, reafirmando nossa importância social”, opinou.

Para o presidente do Colégio Registral do Rio Grande do Sul, João Pedro Lamana Paiva, a iniciativa é muito importante por envolver as crianças da comunidade.