1.615.232 acessos

Notícias

Reunião mensal de Diretoria do Colégio Registral debate assuntos de interesse da classe

Na tarde desta segunda-feira (10.09), a Diretoria do Colégio Registral do Rio Grande do Sul esteve presente, na Casa do Registrador Gaúcho, em Porto Alegre, para reunião mensal da entidade. Os representantes atualizaram o debate sobre assuntos de interesse da classe, como a prorrogação do prazo do Ofício-Circular nº 78/2018 da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado (CGJ-RS), que determina o uso do QR Code em todos os atos.

A reunião iniciou com o relato da registradora de imóveis de Lajeado e assessora da Presidência do Colégio Registral, Juliana Follmer Bortolini Lisboa, que falou sobre o projeto “Games e Algoritmo de Aprendizado: Uma Jornada do Conhecimento”. A registradora expôs seu relato, trazendo aos presentes um documento, onde explica como funciona o aplicativo, e finalizou dando um parecer positivo sobre a ideia. O projeto é de autoria da empresa a 818 Consultoria e tem por objetivo treinar e capacitar funcionários de serventias extrajudiciais por meio de um aplicativo de jogos.



O presidente do Colégio Registral, João Pedro Lamana Paiva, relatou sobre as ações da Presidência, como a Nota Oficial de Desagravo enviada ao Jornal NH em relação a uma publicação feita no veículo (leia aqui), também a solicitação de um Parecer sobre o uso do termo “cartório” e de um Parecer sobre o Sistema S na guia da Previdência Social. Na ocasião, estiveram presentes representantes da assessoria jurídica da entidade, os advogados Leonardo Lamachia e Lúcia Couto, do Escritório Lamachia, que irão tratar sobre o tema.

Em seguida, o presidente falou ainda sobre os resultados da última Caravana Registral, ocorrida em 31.08, em Não-Me-Toque, e o lançamento da Cartilha de Regularização Fundiária. Lamana Paiva também comentou sobre o andamento das tratativas para o XIII Encontro Notarial e Registral do Rio Grande do Sul, que está previsto para abril de 2019, no distrito de Restinga Seca (a confirmar), e a sua participação no XXXI Encontro do Comitê Latino-Americano de Consulta Registral, que ocorreu de 03 a 07 de setembro em San Salvador, El Salvador.



O vice-presidente do Colégio Registral e presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul (IRIRGS), Cláudio Nunes Grecco, apresentou os resultados da reunião na CGJ-RS sobre o Ofício-Circular nº 78/2018 e o desenvolvimento da Central de Registro de Imóveis do RS (CRI-RS).

Ainda, foram debatidos demais assuntos gerais de interesse da entidade, como a aprovação da nova identidade visual do Colégio Registral.

Participaram da reunião o presidente do Colégio Registral, João Pedro Lamana Paiva, o vice-presidente, Cláudio Nunes Grecco, a secretária, Lizete Faller, o diretor de Informática e Ensino, Paulo Ricardo de Ávila, os assessores da Presidência, Julio Cesar Weschenfelder, Everton José Helfer de Borba e Juliana Follmer Bortolini Lisboa, o representante do Conselho Diretivo, Adriano Damásio, e a suplente do Conselho Fiscal, Denize Alban Scheibler.




Fonte: Assessoria de Imprensa

11/09/2018