1.600.378 acessos

Notícias

Colégio Registral do RS realiza homenagem a ex-presidentes da instituição

Entidade inaugurou a placa "Oly Érico da Costa Fachin" e também atualizou a galeria de ex-presidentes com o quadro de Paulo Ricardo de Ávila

O Colégio Registral do Rio Grande do Sul, por volta das 17h da última segunda-feira (14.05), inaugurou a placa Oly Érico da Costa Fachin, em reconhecimento aos serviços prestados pelo registrador enquanto primeiro presidente e fundador da entidade (gestões 1981 a 1983 e 1998 a 2001). A placa dará nome ao Gabinete da Presidência, sala onde encontra-se também a galeria de ex-presidentes. Na oportunidade, o presidente do Colégio Registral do RS, João Pedro Lamana Paiva, também descerrou o quadro com a foto do último ex-presidente da entidade, Paulo Ricardo de Ávila, atualizando a galeria de ex-presidentes da instituição.

Familiares e amigos de Fachin representaram o homenageado, que se encontra hospitalizado.  Roberto Costa Fachin salientou a importância que o irmão confere à homenagem. “Lamento que ele não esteja presente, pois sempre apreciou muito receber este tipo de reconhecimento pela atividade que realiza. Ele percebe estes atos como compensação pelo esforço e, certamente, estaria muito feliz e satisfeito neste ambiente”, comentou.

A registradora-substituta no Registro de Imóveis da 4ª Zona de Porto Alegre, Diva Regina Fachin, filha do homenageado, contou que ao saber da homenagem, o pai ficou bastante emocionado. “Ele se emocionou muito, pois a vida inteira trabalhou e viveu o Registro de Imóveis, tem muita paixão pelo trabalho que faz”, disse.O presidente do Colégio Registral do RS, João Pedro Lamana Paiva, disse que a ideia da homenagem já havia sido estudada na última reunião de diretoria, no Chuí. “Falamos sobre a possibilidade de homenagear Fachin por tudo o que ele fez e continua fazendo pelos registradores do Estado e do País. Nada mais justo, uma vez que Fachin foi o primeiro presidente e também fundador da entidade. Agora, a sala da presidência terá seu nome, como forma de homenagem em vida, para agradecermos todo o trabalho que ele desempenhou enquanto registrador, político, colega. Fachin certamente foi um paradigma para todos os registradores”, finalizou.

Oly Érico da Costa Fachin
Nascido em São Sepé (RS), Fachin iniciou o curso de Direito na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) em 1948, tornando-se bacharel em 1952. Foi vereador em Cachoeira do Sul, procurador-geral e diretor da extinta Caixa Econômica do Estado do Rio Grande do Sul, secretário da Secretaria de Governo da Prefeitura de Porto Alegre, presidente do Instituto de Previdência do Estado (Ipê/RS), deputado estadual e diretor de imóveis da Associação de Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR). Além disso, o homenageado também foi dirigente e conselheiro do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, sendo membro nato do Conselho. Atualmente, Fachin é oficial de registro de imóveis da 4ª Zona de Porto Alegre, nomeado em 1970.

Atualização da galeria de ex-presidentes
Na ocasião, também foi inaugurado o quadro do último ex-presidente da entidade, Paulo Ricardo de Ávila (gestão 2015 a 2017). Para Ávila, o tradicional rito serve como forma de agradecer e homenagear àqueles que desempenharam um trabalho voluntário em benefício de toda a classe registral. “É uma forma que o Colégio Registral do RS tem de reconhecer aqueles que trabalharam em prol dos colegas, de toda comunidade, uma merecida homenagem dada a todos ex-presidentes”, relatou.

Ávila mencionou, ainda, a importância da entidade e a relevância de suas homenagens. “São mais de 35 anos de atividade que a entidade possui, já há uma maturidade e importância para o mundo jurídico e para a população, porque todas ações desenvolvidas são em benefício da comunidade, dos usuários de registros públicos”, disse.

Atualmente, Paulo Ricardo de Ávila é registrador do Serviço de Registros Públicos de Teutônia  (RS) e diretor de Informática do Colégio Registral do RS.



Fonte: Assessoria de Imprensa

15/05/2018

Galeria de Imagens