Notícias

PROCURAÇÕES ELETRÔNICAS E MALOTE DIGITAL, DIRETOS DE LISBOA PARA O BRASIL

Na última quarta-feira (08) o Tabelião Substituto Ayrton Bernardes Carvalho Filho esteve reunido com o Consul-Geral Adjunto do Brasil, Paulo Amora, na cidade de Lisboa, para demonstrar como serão recepcionados pelo 1º Tabelionato de Notas de Porto Alegre, os documentos eletrônicos assinados digitalmente por cidadãos brasileiros e por Agentes de Registro ICP-Brasil que estão morando e trabalhando em Portugal.

Em janeiro de 2018 estará operando na capital portuguesa, a primeira, e mais nova, Central de Apoio ao Cidadão Brasileiro (CACB) na Europa.

O escritório de serviços que já tem nome, CACB LISBOA, receberá brasileiros que desejam por exemplo, outorgar procurações particulares eletrônicas, comprar certificados digitais e enviar documentos digitalizados para o Brasil através de malote digital para tabelionatos de notas.

Na linha de frente do escritório estará a Doutora Viviane Bertol, Consultora em Certificação Digital, que por muito tempo trabalhou junto à Coordenadoria-Geral de Auditoria e Fiscalização e de Normalização do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).

Também será possível neste novo escritório, realizar videoconferência com tabeliães de notas brasileiros, facilitando assim, a assinatura digital remota de escrituras públicas, de forma totalmente on-line.

A Sky Informática, empresa de tecnologia de Montenegro-RS, se propôs a fornecer os softwares necessários para digitalização e assinatura digital de documentos no padrão ICP-Brasil.

“O Consulado Brasileiro em Lisboa já atende muito bem o cidadão. Fiquei impressionado com a quantidade de brasileiros que procuram por serviços notariais. Enxergo este novo local, onde trabalharão Agentes de Registro ICP-Brasil, como mais uma opção para facilitar o dia a dia do nosso cidadão”, comenta Ayrton Filho.

Em poucos segundos, procurações assinadas digitalmente cruzarão o Atlântico e cópias de documentos poderão serão notarizadas em terras brasileiras.

Aguardem por mais novidades

Fonte: CryptoID

14/11/2017