Notícias

Tabelionato Express chega para acabar com fila de Cartório

Estiveram reunidos neste último final de semana, na cidade de Caxias do Sul, em torno de 150 tabeliães de notas e de protestos para aprimorar conhecimentos e discutir alguns projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa gaúcha.

Propostas de provimentos que tratam sobre serviços notarias e registrais eletrônicos junto ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e Conselho Nacional de Justiça, também fizeram parte de conversas e discussões entre notários e registradores presentes.

Especificamente, quando o assunto tratado foi Certificação Digital ICP-Brasil, concluiu-se que a imagem dos tabelionatos de notas brasileiros não anda muito boa, pois faz tempo que o notariado corre atrás de outros “segmentos do mercado digital”.

Basta comparar números de (a) procurações públicas eletrônicas lavradas por tabeliães de notas com (b) sentenças de magistrados e (c) petições de advogados assinadas digitalmente nos últimos anos.

Não é inverídico afirmar também que tabeliães de notas vem utilizando muito pouco a tecnologia de certificação digital para assinar atos notarias eletrônicos. Muito embora já exista previsão legal autorizando a adoção de sistemas de computação na atividade notarial (artigo 41 da Lei Federal 8935/94) e, permissão para assinar digitalmente documentos eletrônicos com validade jurídica (artigo 10º da Medida Provisória 2.200/01).

Mas, a aculturação digital no segmento notarial, lenta até agora, ganhou neste último final de semana um novo APP para smartphones e um site que prometem juntos revolucionar o mercado e acabar com as filas nos tabelionatos de notas brasileiros: o TABELIONATOEXPRESS.

Usuários dos cartórios poderão agora, através de seus smartphones, localizar tabelionatos mais próximos, agendar atendimento com dia e hora marcados, solicitar busca e entrega de documentos, realizar pré-cadastro para reconhecimento de firmas e realizar videoconferência com escreventes ou tabeliães.

“A ferramenta é um mix da antiga lista telefônica Páginas Amarelas, Uber, agendamento on-line para atendimento presencial e chamada de vídeo através de Whatsapp. Só entra em fila quem quer!”, comenta Ayrton Bernardes Carvalho Filho, um dos idealizadores do projeto Cartório Digital.

Tabelionatos das cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul, Canela e Gramado já fizeram sua adesão que está disponível no site: www.tabelionatoexpress.com.br.

Ayrton Bernardes Carvalho Filho, Deputado Federal Jones Martins e Paulo Kindel.

Na oportunidade, o Deputado Federal Jones Martins, amante de tecnologia, baixou o aplicativo e declarou:

“Tenho certeza que a videoconferência notarial é um benefício para o cidadão brasileiro. De Brasília vou conseguir falar com meu Tabelião de confiança, que labuta na cidade de Gravataí. Os serviços notariais e de registros são seguros e muito eficientes, o que atrapalha a imagem dos cartórios brasileiros é o tempo de espera em filas. Parabenizo os tabeliães de notas gaúchos pelo seu pioneirismo e desejo que este tipo de tecnologia seja absorvida rapidamente por todos os tabeliães de notas do Brasil”.

Paulo Kindel, Diretor da Sky Informática, empresa que detém 95% do mercado de softwares do Rio Grande do Sul para o segmento de cartórios acredita que até o final do ano, em torno de 100 tabelionatos de notas (e de protesto) gaúchos farão a adesão da ferramenta que pode ser utilizada também por qualquer serviço notarial brasileiro.

Acabaremos com as filas nos cartórios e o cidadão brasileiro será o maior beneficiário”, enfatiza.

Fonte: CryptoID

10/10/2017